Páginas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CASA DO SERTÃO quatro novos moradores.

última cabra que deu cria, numa semana quatro cabritinhos nasceram.
Na Casa do Sertão o clima é de muita alegria, além da chuva a felicidade é grande pela chegada de quatro novos habitantes do Sítio mais famosa da região. Duas cabras deram cria e quatro cabritinhos já estão correndo no terreiro da casa. As cabras são da raça Parda Alpina e dão em média dois litros de leite cada uma. O período de gestação é de 5 meses.
Tratando o umbigo.

O Agricultor Celso Coelho e sua esposa Alzamira, fazem eles mesmo o tratamento nos umbigos dos animais recém nascidos, o cuidado é grande para evitar inflamações, os produtos usados são de fabricação caseira sob orientação dos técnicos do MOC, “adquirimos muitos conhecimentos nos treinamentos que participamos” disse Coelho. Logo após o corte dos umbigos os cabritos já estão correndo e pulando, algo comum entre os caprinos. Para fazer o álcool iodado usados no tratamento dos animais usa-se casca de jurema, angico, cajueiro branco e aroeira.

Aprisco, onde os animais dormem.
As cabras são criadas no sítio, pastoram algumas vezes na estrada e dormem no Aprisco, um curral suspenso que impede o contato com as fases e a urina dos animais evitando problemas nos cascos e doenças nos úberes como a mastite. Define-se mastite como a inflamação da glândula mamária, caracterizada por alterações físicas, químicas e bacteriológicas no leite e alterações no tecido glandular (Blood & Radostits, 1991).

O pai de chiqueiro.
A poucos metros observando toda movimentação estava o pai dos cabritinhos que é chamado de Pai de Chiqueiro pelos criadores. O grande animal exala um cheiro muito forte que pode ser sentido de longe.

Celso recebeu a nossa equipe e como sempre fez questão de explicar tudo direitinho, passo a passo sobre a criação dos caprinos e ainda um pouco sobre a sua horta orgânica, mais este assunto vai ficar para a próxima matéria.

Celso e Alzamira, observam as duas mães com seus qutro filhotes
Ronda @ Nossa Voz- Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário