Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

O Barracamento pede socorro, os moradores clamam por solução.

Local onde foi instalado o rimeiro canteiro de obras da Ferrovia, que foi camado de Barracamento.
Contar a história da nossa cidade daqui a alguns anos até que será possível através de livros e jornais mas talvez não seja possível ter um "pano de fundo", talvez não seja possível ver no futuro como nossa cidade surgiu.
Depois de receber através do celular (SMS), uma denúncia sobre a atual situação do histórico Barracamento, que segundo os livros que contam a história de Barrocas, foi de lá que saíram material para o aterro sobre o qual passaram os trilhos da ferrovia que deu origem ao povoado, hoje uma próspera cidade. Decidimos ir ao local e confesso que me emocionei ao chegar, lá o lixo e o entulho jogados segundo informações por servidores da Prefeitura e também por moradores, vão a cada dia invadindo e poluindo as águas do antigo açude o cheiro também não é agradável.
Aerro e lixo jogados por que deveria limpar.
Um problema antigo:

José Ferreira
José Ferreira Lima de 37 anos, conhecido por Ninho que passava pelo local e parou para conversar com a nossa equipe, nos disse que três abaixo assinadas já foram feitas por moradores, buscando solucionar o problema, no desespero já pediram até que o açude fosse aterrado, mas até hoje a situação permanece na mesma.
Ainda segundo Ninho, carros com entulho são sempre jogados lá, o rapaz que mora nas proximidades aproveitou a nossa presença e fez um pedido ao prefeito: “nós precisamos de um campo aqui, pois  temos que ir jogar bola no Alambique, Malhada Redonda ou Baraúna do Rumo”.
Imagino que o aterro não seja a melhor opção, o certo é que a atual situação do Barracamento é lamentável, e põem em risco a saúde de muitas pessoas que moram nas proximidades, segundo informações crianças brincam nas águas poluídas. Várias garrafas e vasos diversos podem virar criadouros do mosquito da Dengue e provocar uma epidemia.
O açude fica a cerca de 200 (duzentos) metros da Escola Jorge Luiz, onde várias crianças estudam. É triste ver mais uma parte da nossa história ser esquecida, abandonada assim como está o antigo matadouro, e a antiga delegacia.
Escla Jorge Luiz
Parece que o caminho mais apropriado para aquele local histórico é a revitalização, quem sabe um espaço para caminhadas em volta da lagoa, indo do Barracamento até o açude.  Sem esquecer-se do campo de futebol que é o sonho dos jovens. Tomara que um vereador que ler esta matéria se sensibilize com esta nobre causa e não só faça a indicação como busque a execução de um projeto que revitalize o Barracamento criando um espaço de lazer que não beneficiará apenas os moradores da região, mas toda a população Barroquense, e ainda vai resolver uma série de problemas.
Outras imagens:
Uma rua fica a poucos metros da açude.
Crianças custumam brincar na "beira" do açude.
Em respeito a história o local deveria ser revitalizado.
Da Ronda @ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

10 comentários:

  1. Mesmo morando longe de Barrocas, acompanho emocionado notícias como essa. O Tanque do Barracamento faz parte da história de Barrocas e minha também. Eu era criança e Barrocas era uma jovem povoação. Lá estava o Tanque do Barracamento fornecendo água à comunidade. Sua água só servia "para o gasto". A água de beber vinha do Tanque Sítio Novo do lado oposto ao Tanque do Barracamento. Esses dois tanques forneciam água à população. Quando chegava a seca, era o trem que abastecia de água o povoado. Lembro-me dos aguadeiros tirando água do Barracamento para vender em barris de madeira transportados em lombo de jumentos. Pena ver o Barracamento assim maltratado.
    Parabéns, Rubenilson! Grite por socorro ao Barracamento. Mesmo de longe, juntamos nosso grito ao seu.

    ResponderEliminar
  2. ô almizinho pelo amor de Deus salve o nosso tão famoso barracamento foi de lá que que começou a hietória de nossa gloriosa cidade barrocas coloca o pessoal da secretaria de meio ambiente pra trabalhar meu nobre (givaldo moreira curitiba paraná)

    ResponderEliminar
  3. eu sempre acompanho o jornal nossa voz sou dai viu!

    ResponderEliminar
  4. Mais um problema para a nossa cidade, "O LIXO"...
    A prefeitura deveria criar um projeto para reciclar todo o lixo da cidade, pois a população aumento e consequentemente o lixo também. Se todo o lixo da cidade fosse reciclado iriamos contrubuir um pouquinho para ajudar o meio ambiente que pede socorro. É preciso que cada um faça a sua porte ou então vamos pagar um preço muito alto no futuro, as futuras gerações vão herdar uma terra destruida palas gerações pasada. Pense nisso, NOSSO PLANETA ESTÁ MORRENDO.

    ResponderEliminar
  5. Isto é um absurdo!
    O pior é que se trata de um ponto histórico da nossa cidade que está entregue ao descuido e ao esquecimento.
    Mesmo que fosse uma localidade comum da cidade não deveria estar em tal situação.
    Axo que já passou da hora de dar mais valor a história da nossa cidade. Tanto o poder público quanto a população.

    ResponderEliminar
  6. Realmente, fico triste em ver a situação que se encontra o Abarracamento, pensar que grande parte da minha infância quando ia pra casa de meu avô, passava por lá e via um grande movimento de pessoas pegando água para o uso doméstico, outras lavavam roupas. E de certa forma era até um lugar de lazer, pois muitos se banhavam lá, e agora está desse jeito.
    É de entristecer muitos. Parando para pensar e como diz o texto o Abarracamento faz parte da história, ou melhor dizer, fez a História de Barrocas e agora que já temos meios de manter nossos acervos e patrimônios históricos, quem deveria cuidar está é agravando a situação.
    Sabemos que do jeito que está não pode ficar, ali está trazendo riscos à saúde dos moradores da região, à escola também, e não esquecendo a segurança, pois passa estrada próxima. Já que o açude está praticamente da mesma forma, por que não revitalizam os dois? Como mostra no texto, deveria fazer um parque de lazer, arborizar bem, fazer trilhas para as pessoas fazerem caminhadas com os lagos revitalizados seriam cenários do parque, e iria ficar bem legal, valorizando ainda mais aquela região, que por sinal é a mais carente de lugares desse tipo. Tem jeito, basta empenho dos vereadores e da administração, Ah! Já que gostam de fazer coisas que envolvam construções (cimento e pedra) “beleza física”, vai a dica: unam o útil ao agradável (a vocês).

    ResponderEliminar
  7. Na verdade é muito triste essa situação para os que moram perto e também para todos nós Barroquense, pois como se diz o barracamento faz parte da história de Barrocas e é desagradável vê-lo dessa maneira e não poder fazer nada...Pois eu não posso até fazer nada, mais cadê a prefeitura? Está esperando ter problema mais sério com a população Barroquense? Porque muitas pessoas entre crianças, adultos e idosos correm o risco de ter uma doença contaminada por mosquitos e etc...
    Enquanto muitos necessitam de água, como existe em vários lugares do mundo o povo vivendo na seca,o barracamento aqui vive nessa situação.

    ResponderEliminar
  8. Poxa que tristeza como o Barracamento se encontram,vamos cuida de quem um dia nós deu água para mata sede de animais e outras coisas.

    ResponderEliminar
  9. Senhores vereadores esta e uma situação vergonhosa favor respeitem a população Barroquense facão valer o salário que vocês ganham cobrem do prefeito a organização e melhoria de nossa cidade não e admissível situações como estas e outras que temos em Barrocas. Parabéns Nossa Voz pela matéria só assim vemos a realidade da administração publica deste município.

    ResponderEliminar
  10. O poder público pode até intervir na solução, mas a população precisa se conscientizar e perceber que se chegou a essa situação, a culpa é da população que não se educou e não tomou medidas para sanar o problema!
    Tenho certeza que esse lixo, não foi parar sozinho nas proximidades do reservatório!

    ResponderEliminar