Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Casa do Sertão prestou homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Seguidores de Gonzaga. (Raimundo Sanfoneiro)

Dizem os moradores mais antigos da comunidade de Boa União, que certo dia um surgiu na região, senhor dirigindo o Jeep, ele parou a beira da estrada para pedir informação. O homem seria Luiz Gonzaga que queria chegar à cidade de Ichú onde realizaria um show. Assim que recebeu a orientação para chegar ao destino o Rei do Baião, conforme conta-se, perguntou se o informante não estava lhe conhecendo, ao receber o não como resposta, disse; “sou Luiz Gonzaga”.

Gonzagão completaria no dia 13 de dezembro de 2012, 100 anos, por isso em todo o Brasil a quinta-feira foi marcada pelas homenagens merecidas ao mais ilustre nordestino, e olha que depois de Luiz Gonzaga veio o Luiz Inácio, também conhecido por Lula, apelido dado a Gonzaga por seus pais, Januário e dona Santana.


Uma destas homenagens aconteceu ontem na Casa do Sertão, Celso Coelho reuniu os amigos, e amantes de cultura para contar através de versos um pouco da história musical do Rei, coube à dupla Antonio Queiroz e Antonio Pedreira, tirar da viola o som que Luiz tirava da sanfona, não tanto quanto seu Pai Januario mas o suficiente para conquistar o mundo.

Falando em Sanfona, ela não se absteve da festa, foi Raimundo quem relembrou dos tempos antigos em época moderna, e fez o povo balançar o esqueleto com um trio formado por ele na sanfona, um zabumbeiro e o homem do triângulo, formação inventada por Gonzaga, era assim que ele se apresentava nos circos.


Celso como surpresa revelou o museu da Casa do Sertão, um sonho realizado, uma conquista para Barrocas, tudo isso tinha que ser num dia especial como o centenário de Luiz Gonzaga. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes para se unir a Celso, Alzamira e família e juntos aplaudir o homem que cantou Aza Branca contando a história do sertão.




Museu da Casa do Sertão.
 Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário