Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Clima é tenso na Refinaria Abreu e Lima no estado de Pernambuco, cerca de 200 barroquenses estão entre os 55 mil trabalhadores em Greve.

Foto:jc jornal do comercio.
A greve no canteiro de obras da Refinaria, já dura 15 dias, e foi decretada como ilegal pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, com sede em Recife (PE), que julgou na terça-feira (13). O clima de tensão assusta os barroquenses que trabalham nas diversas empresas que operam no canteiro de obra. 

“Aqui mais parece um campo de guerra” disse o pedreiro, Pedro Luiz Damião em conversa com nossa equipe, ele falou ainda que todos vivem momentos de apreensão, e esperam ansiosos pelo fim do estado de greve, mas também querem que os acordos assumidos sejam cumpridos, como foi acordado com o sindicato. 

Os trabalhadores reivindicam uma equiparação salarial que as empresas teriam garantido numa greve anterior e segundo eles não ocorreu a equiparação que deveria acontecer no mês de agosto. 

Nos últimos dias um acordo chegou a ser delineado durante as negociações e a expectativa era de se chegar a um bom termo. Segundo o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, não houve consenso em relação aos dias parados e ao salário de algumas funções. A paralisação foi deflagrada no dia 30 de outubro motivada pelas disparidades salariais, vez que as várias empresas dos consórcios responsáveis pelas obras adotam políticas salariais distintas, com trabalhadores desempenhando funções idênticas com salários diferentes. 

O SENTEPAV-PE , marcou uma Assembléia para a segunda-feira dia 19 de novembro, onde as propostas serão novamente colocadas em analises pelos líderes. As empresas apesar de o sindicato ter mantido a greve, querem que os trabalhadores voltem imediatamente ao trabalho. 

O presidente do TRT-PE, desembargador André Gen, julgou como abusivo o movimento grevista e determinou a volta ao trabalho a partir da quarta-feira, sob pena de multa diária de R$ 5 mil por dia parado. 

“O clima é quente, pois os trabalhadores que não viajaram para seus devidos estados, vez por outra ameaçam iniciar uma rebelião e dizem que vão quebrar tudo e colocar fogo nos alojamentos”. 

“Ontem os Policiais reagiram quando o sindicato tentava invadir a refinaria para impedir que os colaboradores que são chamados de pelegos voltassem ao trabalho, rapaz tinha mais policia do que quando aconteci rebelião nos prédios de Salvador” disse Pedro. 

A Refinaria está localizada no estado de Pernambuco no Setor Petroquímico de Suape, na Cidade de Abreu e Lima, o complexo pertence à Petrobras. Os trabalhadores vivem na cidade de Cabo de Santo Agostinho. 

Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário