Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

De olho na conjuntura ambiental



As questões ambientais tem acompanhado o dia-a-dia da sociedade já há alguns anos. Campanhas de conscientização à preservação dos recursos naturais, desastres naturais decorridos da influência errônea do ser humano no ambiente, congressos e encontros para discussão do tema. A legislação brasileira específica ao tema buscar regular as atitudes de toda sociedade quanto o uso do meio ambiente, e muita coisa que se ver por ai está proibido.
É cultura na região e em todo lugar: jogar o lixo nas vias públicas, queimar os materiais descartados, devastar a caatinga pra formação de pastos, as cidades não terem aterros e sim lixões, não haver centros de reciclagem nem educação por parte da população. Eu jogo o lixo no chão, você joga o lixo no chão, nós jogamos! E parece que essas atitudes arcaicas não vão mudar, são passadas de geração em geração e as criancinhas ao consumirem guloseimas jogam as embalagens nas ruas, por verem os mais velhos “conscientes” fazendo o mesmo.
Pior ainda o problema todo não se resume aos atos da sociedade, estudos comprovam que os maiores destruidores do meio ambiente são as grandes empresas, sabia que numa cena de chuva a Globo desperdiça milhares de litros de água? Sabia que na Região Norte o desmatamento por fazendeiros ricos tem reduzido drasticamente a área verde da Amazônia? E ainda ficam alienando a sociedade como se a culpa fosse dela sozinha.
É por causa dessas atitudes que o Nordeste está passando por essa seca, que acontecem as enchentes no Sudeste que Sandy devastou o Leste Americano. É por isso que água boa está tão escassa. Efeito estufa não é lenda é mais que realidade, todas as catástrofes que vemos na TV ou até sofremos são consequências de atos como jogar a embalagem da bala no chão, de juntar o lixo e tocar fogo, de devastar a caatinga pra criar gado, e tantas outras.
Felizmente existe uma luz no fim do túnel. Leis pré-vem a proibição de lixões em todo Brasil até 2014, todas as cidades deverão ter aterros. Tocar fogo em lixo, já é crime ambiental, entre outras proibições para assim amenizar os danos à natureza. Mas é mais que necessário que principalmente as prefeituras, busquem criar a cultura da coleta seletiva, instalar centros de reciclagem, conscientar as famílias, disponibilizar lixeiras pelas ruas, coisa que não se ver. Que cada pessoa faça a diferença e que principalmente o poder público fiscalize as empresas e áreas florestais, para que realmente o “trem volte aos trilhos.
Sendo assim, enquanto nada disso acontece busque fazer sua parte e seja um propagador dessa ideia, ou a próxima data do fim do mundo possa ser a verdadeira.
  
Antonio Zacarias Batista de Oliveira
Graduando em Economia - UEFS 
Diretor de Marketing - Consulte Jr. 
Equipe: Jornal @ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário