Na manhã desta segunda-feira (18), moradores do povoado do Canto, em Teofilândia, bloquearam a estrada que dá acesso à Mineração Fazenda Brasileiro, localizada em Barrocas. Um morador do povoado disso, que a manifestação começou às 10h e só foi encerrada por volta das 15h, com bloqueio total da via, impedindo a passagem de veículos e funcionários da empresa.
Segundo relatos obtidos pelo Jornal A Nossa Voz, os moradores reivindicam empregos para a comunidade local, reparos na estrada utilizada pela mineradora — que estaria em condições precárias —, além de providências quanto às detonações realizadas na área, que, de acordo com eles, vêm causando rachaduras em casas da região.
Durante o ato, trabalhadores da mineração entraram em contato com a redação e relataram a situação. “Povoado do Canto, fechou a estrada da mina, o pessoal tá protestando, tô aqui esperando o ônibus na minha hora de ir embora”, disse um funcionário, sob condição de anonimato. Outro trabalhador confirmou: “Estão fazendo protesto no Canto, fechou a estrada, tô sem poder ir embora, os ônibus estão parados. Estão falando que é por causa de emprego, que é porque mudou a estrada e tá ruim, está tudo parado”.
O protesto afetou diretamente a rotina da empresa, principalmente no momento da troca de turno, já que ônibus e veículos ficaram retidos sem conseguir trafegar. Até o fechamento desta reportagem, não havia informações sobre negociação ou posicionamento oficial da mineradora e das autoridades municipais.
@ Nossa Voz - Da Redação Por Rubenilson Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário