![]() |
Dona Luciene Oliveira levou sua cadelinha para vacinar na Praça da Bíblia - Foto: Rubenilson Nogueira |
O município de Barrocas deu início no dia 18 de agosto à campanha de vacinação antirrábica, que tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a raiva, doença viral grave que pode ser transmitida aos seres humanos e não tem cura, mas pode ser prevenida com a vacina. A ação é organizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com as secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, e segue até o dia 30 de setembro, atendendo moradores da sede e da zona rural.
Na manhã desta quinta-feira (21), a reportagem do JNV acompanhou o trabalho na Praça da Bíblia. A coordenadora de endemias, Cidiane Silva de Lima, destacou a relevância da iniciativa: “A vacina não protege só o animal, ela também protege o proprietário, porque uma vez vacinado ele não transmite a raiva. A campanha está tendo uma aceitação muito boa e esperamos atingir nossa meta”.
A ação foi bem recebida também pela população. O senhor Reginaldo levou o cão Billy para vacinar e ressaltou: “Isso é importante demais. Quem tem os animais domésticos tem que cuidar. Então tem que ficar atento no dia da vacinação para trazer os animais”.
Já o veterinário Rodrigo Serqueira lembrou que a campanha tem impacto direto na saúde coletiva: “Se trata de uma zoonose, que pode ser transmitida para os seres humanos. Infelizmente não tem cura, mas tem prevenção, que é a vacinação. Então convidamos a população a vacinar seus animais e minimizar os riscos”, alertou.
A dona de casa Luciene Oliveira também levou sua cadela para receber a dose. “O certo é vacinar, porque eu cuido bem dela. Dou banho, levo para o shopping. Então a vacina é importante”, afirmou. Com a mobilização das equipes de saúde e meio ambiente, a expectativa é de centenas de cães e gatos sejam vacinados em Barrocas até o fim da campanha. Vacinação contra a raiva segue até 30 de setembro.
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário