Moradores das comunidades de Genipapo, Periquito e Ichu em Barrocas, agiram juntos para cortar a estrada abrindo um canal e permitir que a água da chuva chegasse até o conhecido Açude de Delício. A ação que aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), e segundo eles, foi motivada pela falta de intervenção da Prefeitura Municipal, que havia informado que criaria a passagem antes do período chuvoso, mas o serviço não foi realizado.
A moradora Renata explicou ao Radialista Rubenilson Nogueira que a chuva acumulou grande volume de água em uma roça, impedindo que chegasse ao reservatório. “Aqui tem um açude, só que não fizeram a levada para a água sair. A chuva veio e a água ficou na roça. Hoje o pessoal teve que cavar para a água passar e ir para a represa”, relatou, reforçando que o açude já estava limpo e não precisava de manutenção no momento.
No vídeo enviado à reportagem, é possível ver a água represada sem alcançar o açude, situação que levou os moradores a abrirem a via e realizarem um protesto, chegando a colocar fogo em pneus na estrada para chamar atenção do poder público. Em nova fala, Renata expressou a insatisfação com a falta de apoio: “É uma luta, viu? Que eles ganham aqui, mas depois se esquecem da gente. O ser humano não tá fazendo a parte que é ajudar nós”.
A moradora citou os vereadores Sinésio Lima, atualmente licenciado e secretário de Obras, e Valdir Ferreira (Dida), afirmando que aguardavam a abertura da passagem desde antes das chuvas. Para eles, permitir que a água chegue ao reservatório é essencial para garantir segurança hídrica durante a seca. A comunidade aguarda a manifestação da gestão municipal sobre o caso.
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:
Enviar um comentário