Moradores da sede e da zona rural de Barrocas relataram, na manhã desta quarta-feira (19), terem escutado dois fortes estrondos por volta das 7h da manhã. As informações começaram a chegar ao JNV logo cedo e ganharam destaque durante o programa apresentado por Rubenilson Nogueira na Rádio Nossa Voz, quando ouvintes de diferentes regiões do município confirmaram ter ouvido o barulho e levantaram a suspeita de que a origem esteja ligada à operação mineral existente no município.
Um dos relatos veio do senhor Antônio, morador do povoado de Brasileiro, comunidade próxima à planta da mineração. Ele afirmou que a detonação foi forte a ponto de sua casa tremer. “Foi uma explosão muito forte. Aqui meu barraquinho chegou a sacudir. Eu já reclamei outras vezes, eles tinham parado, mas hoje aconteceu de novo”, relatou. Em seguida, destacou que a iluminação da área da mina chega a clarear o terreiro de sua casa, o que demonstra a proximidade do local onde vive com a região de operação.
Na sede, o operário Gildean Salles, que trabalhava numa obra próximo ao Hospital Municipal no momento do ocorrido, também confirmou ter escutado os estrondos. Ele disse ter ouvido o barulho “muito forte”, e afirmou que os demais relatos condiziam com o que presenciou enquanto estava no serviço.
Outro morador que se manifestou foi o servidor público municipal Ivo Caetano. Ele contou que estava em casa quando ouviu os dois estrondos e disse ter levado “um susto danado”. O episódio repercutiu entre os moradores e reforçou a atenção sobre atividades que possam ocorrer na área da mineração.
A extração de ouro na Fazenda Brasileiro, localizada na zona rural de Barrocas, é operada pela empresa Equinox Gold. O JNV não conseguiu contato com a empresa, mais deixa o espeço aberto caso queira se manifestar sobre o caso.
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:
Enviar um comentário