![]() |
A mineração acontece no povoado de Brasileiro, Zona Rural de Barrocas - Foto Ilustrativa: Rubenilson Nogueira |
Uma explosão registrada por volta das 7h da manhã desta quarta-feira (30) assustou moradores de diversas localidades do município de Barrocas, no território do Sisal da Bahia. O forte barulho e o tremor foram atribuídos pela população à operação na Mineração no Povoado de Brasileiro, mas até o momento não houve confirmação oficial da origem da detonação.
A situação ganhou grande repercussão durante o programa apresentado por Rubenilson Nogueira na Rádio A Nossa Voz, que recebeu diversas participações de ouvintes relatando os efeitos do estrondo. A primeira manifestação veio de uma moradora do povoado de Periquito, comunidade vizinha à área de mineração. Ela enviou mensagem ao jornal pedindo socorro às autoridades
“Hoje por volta das 7h10 da manhã houve uma explosão que abalou o povoado todo e tem até registros de casas que racharam devido à explosão fortíssima. Nós moradores estamos pedindo socorro às autoridades antes que aconteça uma tragédia aqui.”, relatou a senhora Rayane Santos.
Até mesmo em comunidades mais distantes de onde fica a mineradora, o estrondo também foi sentido. A senhora Nailza Almeida, do povoado do Rosário, contou que estava arrancando feijão na roça com o marido quando a explosão aconteceu: “Eu também me assuste. Estava arrancando feijão no horário dessa explosão lá no minério, foi terrível mesmo", disse ela.
![]() |
Sede do Povoado de Brasileiro, zona rural de Barrocas - Foto Rubenilson Nogueira |
Já o agricultor Fernando, morador da Barra, na região do povoado Brasileiro, disse ter visto o momento da detonação: “Foi sete horas da manhã. Eu moro quase do lado de onde teve o tiro. Daqui eu vi tudo, foi muito grande. Não existe isso não.” Ele ainda explicou que em algumas explosões as casas do povoado chegam a tremer e balançar o telhado.
Na sede de Barrocas, dona Laura Almeida contou que o barulho a surpreendeu enquanto ela lavava roupa no quintal: “Eu estava no quintal lavando roupa, eu pensei que era o telhado da área que estava caindo. Susto retado, foi muito forte.”, contou a dona de casa.
![]() |
Do Brasileiro é possível ver a estruturas da mineradora. Moradores percebem os tremores e escutam o barulho das detonações |
Os relatos se multiplicaram na rádio, com moradores de várias regiões de Barrocas, dizendo terem ouvido e sentido o tremor. A senhora Renata, moradora da comunidade do Periquito, fez um apelo aos gestores municipais: “Quem sabe o prefeito Almir ou alguns vereadores tomam providência, ajudam nós aqui da comunidade. Porque aqui, Periquito, no Jenipapo, Arraial e no Ichu, essas quatro comunidades, o chão estremece.”, comentou assustada.
A reportagem do Jornal A Nossa Voz não conseguiu contato com representantes da Mineração Fazenda Brasileiro para comentar o caso. Apesar dos inúmeros apelos feitos ao vivo durante o programa, nem o secretário de Meio Ambiente, Renato Lopes, nem o prefeito de Barrocas José Almir se manifestaram sobre o episódio. A reportagem deixa o espaço aberto tanto para a mineradora, quanto para as autoridades municipais.
A operação mineral é muito importante para a economia da região, além de gerar empregos, é responsável por valores que superam um milhão de reais por mês para Barrocas. Porém é precisar saber se as regras para detonação, como horário permitido, dentro outros, estão sendo respeitados.
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário