Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PROJETO BARROCAS VIVA

Esta foto encontra-se no livro "Barrocas, uma filha da estrada de ferro" - João Neto e Tiago de Assis Batisa e também no Blog:http://barrocas-bahia.blogspot.com.br
Qual é a importância da memória sobre um espaço para as pessoas que nele habitam? A memória nos constitui enquanto seres no tempo, enquanto participantes da vida humana, enquanto brasileiros, nordestinos, baianos e barroquenses e tantas outras identidades que tomamos para nós ou que nos são atribuídas.
Neste sentido, surge a necessidade de se resgatar a memória, e neste caso mais específico, a memória barroquense. Pensando nisso, surge o projeto BARROCAS VIVA, iniciativa esta que tem por finalidade conseguir reunir, catalogar, preservar e acessibilizar o contato do povo de Barrocas e demais interessados, na formação e trajetória da nossa cidade.
Mas, para isto, precisamos da colaboração de todos, precisamos que disponibilizem suas fotografias em ruas antigas, em povoados, enfim, qualquer imagem que conte um pouco das transformações de Barrocas. O jornal @ Nossa Voz, na pessoa de Rubenilson Nogueira, se encarrega de digitalizar as fotos que para lá sejam encaminhadas, estas serão classificadas por data, dono(a) da foto e o local específico de onde a imagem fora tirada, depois de digitalizada, a foto original é entregue a seu(sua) portador(a). Será criado um banco de dados com todas estas fotos e, posteriormente, se fará um site, onde estas serão disponibilizadas para futuras pesquisas ou simples apreciação.
A ideia é manter viva e acessível a memória de Barrocas. As fotos são uma maneira de eternizar momentos dinâmicos. Neste sentido, pedimos a ajuda de todos para que possamos construir este legado para povo da nossa cidade, para a construção da história local que nos é tão cara, embora, muitas vezes, tão esquecida.

Por Itan Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário