Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

Domingo de chuva em Barrocas.


O tempo amanheceu fechado, uma chuva fina começou a cair logo cedo em nossa amada Barrocas, por volta das 11h da manhã o volume de chuva aumentou e por cerca de 1h choveu forte.
Muita água correu pelas ruas do centro da cidade, mas para a alegria dos agricultores, na zona rural do município também se viu muita água correndo nas “levadas” em direção aos tanques de chão. Os agricultores vinham sofrendo com a seca, a água para matar a sede dos animais era escassa, o alimento praticamente acabou, logo toda a cidade sentiu o efeito vindo do campo, as vendas no comércio caíram, a carne subiu, além de outros produtos derivados do campo, ou melhor, da roça.
Celso Coelho mostra tanque que estava seco, com a chuva de hoje muita água juntou.
Neste domingo (23) o frio voltou com força, às nuvens carregadas espantou outra vez o sol que ontem ameaçou sair. Os pijamas, as jaquetas saíram do armário com aquele cheiro de naftalina.
As chuvas trouxeram alegria, mas também uma preocupação, como a patrol, ou moto-niveladora do município continua quebrada a situação das nossas estradas deve piorar.

Saída da cidade, estrada para Boa União , Umbuzeiro, Boi Preto...
Na roça, Celso mostra uma área de terra que foi preparada para o plantio no inverno, como a chuva não veio na época, ele aproveitou o momento e já plantou milho e feijão de corda. Segundo Celso, outros agricultores estão fazendo o mesmo. O pequeno agricuktor lembrou que a Prefeitura Municipal no período da seca atendeu às familias com carros pipas o que segundo ele amenizou o sofrimento dos agricultores.
Celso e sua familia já  plataram milho e feijão.
Em tempo de chuva a lama é um pequeno problema, os motociclistas são os que mais sofrem, o operador de maquinas Gilverlon, popular Zé Cação usou a criatividade e fez uma espécie de protetor contra lama para sua moto evitando muita sujeira.
Criatividade contra a lama.
Em um passeio rápido observamos que alguns taques que estavam quase secos ou até seco, com a chuva estão quase cheios, como é o caso do tanque da roça do senhor Joaquim da Boa União, popular Seu Quincas.
Tanque na roça de seu Joaquim de Dulina
Com as estradas cheias de poças, nossa equipe teve dificuldades para chegar ao destino e conseguir fazer a maéria.
Da Ronda @ Nossa Voz

3 comentários:

  1. Sou Jucélia, (do Rosário) estou aqui no Rio de Janeiro, acompanho todos os dias as notícias daí, fico feliz em saber que está chovendo por aí. OBS...Fico preocupada com os acidentes que vem acontecendo na BA 411 que não são poucos!! Os acidentes com jovens causados por motos etc. É preocupante as estatística por aí, que pena!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. BOM DIA ,QUE ALEGRIA EM SABER QUE A MINHA CIDADE NATAL ESTAR CHOVENDO!OBRIGADO MEU DEUS ,PARA SEMPRE TU SEJA LOUVADO,ABRAÇOS DA CONTERRANIA CIDA .

    ResponderEliminar
  3. olhando a matéria aqui fikei feliz pela chuva tbm ai em minha barrocas pois fico muito feliz em ter um blog como esse pra nos informar e aproximar as pessoas pois tenho uns 2 anos que naum vejo minha ex colega de sala cidinha olha to muito feliz bjoss da amiga liliane mota

    ResponderEliminar