Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Essa sim é a nossa voz

“Art. 5º – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: [...] VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença;”  Válido em todo o território nacional desde 1988.

A Constituição Brasileira foi estruturada sobre alicerces democráticos, logo depois que o regime militar foi extinto. E o artigo 5º enfatiza os direitos e deveres fundamentais do povo brasileiro. Todos podem expressar sua opinião, sua religião, sua visão política, os meios de comunicação existem para isso. Não significa que por alguém que esteja expressando sua vontade política induza aos outros a seguirem, todos são livres para tirar suas conclusões e escolher que lado ficar, se contra ou a favor.
Contudo, pretende-se chegar ao que vem à Barrocas. A pouco mais de três meses foi lançada a Radio Web do Jornal @ Nossa Voz, ou seja, além das versões impressas e on-line o periódico conta com a radio Web. Esse sistema de comunicação tem por objetivo abri espaço para a comunidade local se expressar. Um trabalho sério sem subordinações políticos, serve de meio de comunicação para os barroquenses que estão trabalhando fora e de lá ficam sabendo do que acontece em sua cidade, denuncia os problemas sociais, cobra das autoridades as providências, informa os acontecimentos. Nada mais que fazer acontecer os direitos garantidos no artigo 5º da CF. E Mesmo que seu idealizador manifeste sua vontade política, através do J@NV, não é ilegal já que tal direito é amparado pela lei.
Dessa forma, visto a importância desse projeto para a sociedade barroquense, nada mais justo que o J@NV participar ativamente desse período eleitoral, onde o eleitor será mais informado, poderá tirar suas conclusões em cima das propostas dos candidatos. Caso haja resistência por parte de candidatos em relação à participação do J@NV, é por que os mesmos  têm algo a esconder ou não estão se candidatando com o compromisso de realmente representar o povo, visto que quem não deve não teme.
Por fim, a população deve ficar atenta com o comportamento dos candidatos nessas eleições, não se vender por promessas fúteis, fazer valer o direito de  votar. Que haja debates, que avaliem os candidatos não somente pela sua influência, mas pelo seu caráter, pelas suas propostas, pelo seu histórico como político e cidadão. Vamos apoiar essa iniciativa da Radio Web do Jornal @ Nossa Voz, esse sim é a nossa voz.

Antonio Zacarias Batista de Oliveira
Graduando em Economia - UEFS

1 comentário:

  1. Com Personalidade e destrezas de um veterano estudante e a seriedade de um cidadão. Umas tapas nos coronéis sem precisar encostar às mãos nos indivíduos a luta do nosso lado o bem buscando todas as informações. E clareza sobre os obstáculos, cada vez guerreiros do terceiro milênio com a mente em ação e as ferramentas entre as pontas dos dedos vem nesse jornal mostra os caminhos da Democracia desta Nação.

    ResponderEliminar