Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Liberdade de Expressão e a Democracia


   Desde a transição para o regime democrático, o Brasil garantiu o direito à liberdade de expressão em sua Constituição Federal.A  qual garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, de buscar e receber informações e ideias de todos os tipos, independentemente da intervenção de terceiros. Isto pode ocorrer oralmente, de forma escrita, através da arte ou de qualquer meio de comunicação.
    A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente na  democracia temos muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.Essa liberdade serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder.
    Portanto o  princípio democrático tem  um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em   contraposição a  esse elemento,   existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.
   Porém ,nota-se que, alguns avanços ainda  são necessários para que a liberdade de expressão se consolide plenamente, como por exemplo,  a liberdade de imprensa  sem perseguições e a democratização do acesso aos meios de comunicação.Pois a democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada, cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade .
                                                                                                 Professora Jirlene

Sem comentários:

Enviar um comentário