Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Barrocas: Motociclistas ou Motoqueiros?


Com o aumento espantoso do número de motos circulando em todo Brasil, tem crescido também o número de acidentes e consequentemente, de mortes no trânsito, além de outros problemas que tem tirado a paz das pequenas cidades brasileiras como Barrocas.

Os principais jornais do país trazem dados significantes; O Globo: O Brasil se tornou um país que ganha mais carros e motos do que gente. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entre setembro de 2003 e o mesmo período de 2013, houve um aumento de 123% na frota do país. Para se ter uma ideia, nesse mesmo espaço de tempo, a população cresceu 11%. 

Portal A Tarde: O número de internações por conta das colisões no trânsito também foi às alturas. Entre janeiro e agosto de 2013, 112.264 pessoas foram parar no hospital por conta de acidentes de trânsito, o que significa um crescimento de 55% em relação ao mesmo período de 2003. Com tudo nenhum índice é tão alto quanto os que envolvem os acidentes com motos — incluindo motociclistas e pedestres atropelados por esse tipo de veículo: foram 167% mais mortes e 235% mais internações nesses mesmos períodos. 

Não é só os acidentes quem preocupam, as motocicletas hoje são utilizadas para a prática de muitos delitos, como furtos e roubos, no caso de Barrocas principalmente nos povoados estes veículos têm sido utilizados em atos de vandalismo, motoqueiros ariscam suas vidas em manobras radicais, nas praças e nas ruas, à noite circulam altas horas com descargas cortadas, ou como eles chamam “berradas”, e se não bastasse surge uma prática ainda mais danosa, trata-se do “estouro”, ou “pipoco” dos motores. Os vândalos desligam e ligam a moto rapidamente provocando um barulho que mais parece com tiros de uma arma de fogo.

“Não temos mais paz, ninguém dorme aqui, às vezes acordamos tremendo pensado que tão atirando, mas logo escutamos o barulho do motor, e percebemos que são os motoqueiros pipocando” disse uma moradora de um povoado que já esta cansada da situação.

“Eles passam na estrada empinam e pipocam, ficam indo e voltando, e quando agente liga pra polícia dizem que não podem vir pois tem só um homem de plantão” desabafou um morador.

Nem todos que utilizam as motocicletas costumam ser imprudentes e promover a desordem. As motos são utilizadas como meio de transporte mais econômico, cada vez mais pessoas vão e voltam do trabalho numa moto, há aqueles que trabalham e sustentam a família, como os Mototaxistas. Pesquisamos na internet para saber como são chamados os que utilizam as motos de forma ordeira e aqueles que sobre duas rodas descumprem as leis e promovem a desordem.

Diferentes categorias – De acordo com o blog “moto-pilotagem”, é feita uma distinção entre motoqueiros e motociclistas - 'Motoqueiros são os barbeiros que "andam" de moto. São aqueles que não respeitam as leis, nem a sua vida nem a dos outros. São aqueles que são imprudentes e não querem mudar, são aqueles que se acham muito machos, ou aqueles que são encrenqueiros'. 

Já os motociclistas, segundo avaliação do Blog - 'são homens (e mulheres) honrados, honestos e que sempre procuram aprender coisas novas e corrigir suas deficiências, pilotando com segurança e confiança. São os motociclistas que respondem pela boa imagem do motociclismo, de camaradagem, amizade, e responsabilidade. Eles cuidam de sua motocicleta e respeitam seus limites e os da máquina'.

Já num outro site (motonline.com) , encontramos o seguinte relato; O termo motoqueiro tinha nada de pejorativo até meados dos anos 80 quando uma revista especializada começou uma desnecessária campanha para separar os recém motociclistas profissionais, que hoje chamamos de motoboys, dos outros que usavam a moto como meio de transporte e lazer. E assim surgiu a diferenciação entre motoqueiros e motociclistas. Segundo essa campanha, os motoqueiros seriam aqueles que demonstrassem um mau comportamento no trânsito, usavam a moto como meio de renda ou donos de motos pequenas, criando uma espécie de “classe baixa” dos donos de motos. Já os motociclistas seriam aqueles que exibiam um bom comportamento, usavam motos grandes, como meio de lazer ou transporte de luxo, pertencente a uma “classe alta”.

Imagens de graves acidentes ocorridos em Barrocas
Independente dos termos que definem quem anda de motocicleta, pensa bem antes de montar numa moto e sair por aí, pois não é só a sua vida que está em jogo.

@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário