Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Barrocas: Profissionais da saúde mobilizam atividades para Campanha Outubro Rosa 2016


O movimento outubro Rosa vem com o intuito de estimular a participação da população no combate ao câncer de mama, a data é celebrada anualmente e tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer, conscientizando as pessoas e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnósticos e de tratamento, tendo como finalidade contribuir com a redução da mortalidade. 

Para atingir o publico feminino barroquense, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com as unidades de saúde, estão promovendo campanhas e atividades durante todo o mês de Outubro, buscando com isso estimular a população na prevenção e combate ao câncer, participam das ações 06 Unidades Básicas de Saúde (UBS) além das 08 unidades satélites  (PSF). 

Segundo a enfermeira e coordenadora da atenção básica de Barrocas Bianca Queiroz, as campanhas de conscientização acontecem em todas as unidades de saúde onde são realizadas atividades durante todo mês, com grupos, salas de esperas, e informações durante as consultas. 

São em média 50 profissionais envolvidos nessa causa, divididos por cada área. Além dos 32 agentes de saúde que ficaram responsáveis para avisar a população, ela também ressaltou sobre os casos de câncer de mama existentes no município; "Existem casos suspeitos e casos confirmados no município, tendo o acompanhamento, dispomos de marcação para realização da mamografia na central de regulação além de participar dos projetos saúde em movimento que são realizados em outros municípios, e tratamentos através da pactuação". A profissional de saúde alertou, "Praticar atividades físicas regularmente alimentar-se de forma saudável manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas. São exemplos de hábitos saudáveis que ajuda a evitar 30% dos casos de câncer de mama". 

Da Redação @ Nossa Voz por Daniele Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário