Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fumaça no céu deixou população preocupada.


Durante todo dia dessa quinta feira quem passava pelas proximidades da Avenida ACM, ao olhar para o horizonte, em direção à saída para Serrinha, podia notar um grande volume de fumaça, com foco na região da Fazenda Lajedinho. Intrigadas pessoas comunicaram ao Jornal, uma equipe foi até o local verificar se tratava de um incêndio de grandes proporções.

Ao chegar no local, a equipe percebeu que a fumaça provinha de um roçado prática bastante comum, onde os agricultores juntam a vegetação seca, e depois põem fogo, para assim utilizar das terras em outros fins. O que chamou a atenção foi que apenas cepas de sisal eram postas para queimar. Ao analisar o que pode levar os agricultores a este tipo de ação, chegou-se à seguinte conclusão: A desvalorização do Sisal no mercado, a falta de incentivo dos gvernos, fez com que as pessoas optassem utilizar das terras antes destinadas pra tal fim, em outras atividades.

A região da Fazenda Lajedinho é uma das poucas no município que ainda se nota a presença de campos de sisal. Os moradores ainda persistem na plantação da fibra que há anos atrás era a fonte de renda mais forte da região de Barrocas. O ouro verde como também já foi conhecido o sisal, pouco a pouco vai dando lugar aos pastos e a plantação, já que “não tem valor” as pessoas estão deixando de cultivá-lo.


A desvalorização do Ouro verde já foi assunto de reuniões em vários lugares, inclusive em Barrocas, no dia 07 de junho de 2011, Paulo Câmera Secretário de Tecnologia e Ciências da Bahia veio à Barrocas apresentar projetos sobre a revitalização da cultura do sisal, propostas que envolvem a valorização do preço do mesmo e ainda implantação de biofábricas na região. No entanto nada significativo se viu até hoje.

Infelizmente a região não honra mais como antes, seu titilo de Região Sisaleira e seu símbolo maior pode acabar principalmente aqui em nossa cidade. Espera-se que algo se faça, já que a fonte de renda é tão discutida, às vezes tem-se as oportunidades nas mãos, mas não são usadas.

Ronda @ Nossa Voz - Antonio Zacarias
Link Relacionado:

Sem comentários:

Enviar um comentário