Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Barrocas: Mineração Fazenda Brasileiro realiza “oficina de sabão” e vira notícia.

Barrocas é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população é de 14.189 habitantes (IBGE 2010). Em Barrocas localiza-se a mina de ouro operada atualmente pela Mineração Fazenda Brasileiro, pertencente ao grupo canadense Yamana Gold Inc.
A mineração Fazenda Brasileiro, pertencente atualmente ao Grupo Yamana, mantém a exploração de Ouro e Prata e está inserida nos municipios de Teofilândia, Barrocas e Araci. Apesar do wikimapia afirmar que há exploração nas demais cidades, Barrocas se não é a única é a que tem maior território sendo explorado.
As polêmicas envolvendo a cidade e a mineradora são muitas, trabalhadores barroquenses alegam que dificilmente conseguem trabalho na empresa, alguns deles já foram á Câmara de Vereadores protestar buscando por apoio dos edis. Os vereadores apesar de muita promessa pouco fizeram, mas diante da repercussão negativa a empresa reviu seus conceitos e empregou alguns cidadãos barroquense através de empresas terceirizadas, ainda não o quanto deveria, mas digamos que houve avanços.

Apesar da exploração do solo barroquense, dos problemas que esta exploração causa ao meio ambiente e aos moradores do entorno, pouco é feito por ela na cidade. Barrocas necessita de muitas coisas, a exemplo: Um caminhão vaga lixo, (A Vale do Rio Doce teria na sua época de exploração doado um à cidade de Teofilândia) falta equipamentos no hospital, necessita de um espaço de lazer e cultura, sofre com a falta de segurança, isso só para citar alguns dos nossos muitos problemas.

Imagem satálite parte área explorada - Fonte:wikimapia.org
Para tentar passar uma imagem de que tem preocupações com a cidade, a empresa realiza anualmente um Seminário de Parcerias, no qual investe valor insignificante diante do que fatura no município. Para piorar há uma série de problemas apontados a respeito dos critérios de avaliação e seleção de projetos a serem beneficiados com recurso, no último ano um clube particular da cidade foi beneficiado, causando revolta por parte de líderes de associações que também buscavam benefícios.
Sem qualificar os jovens Barroquenses ou mesmo incentivar tal qualificação, a empresa quando emprega o povo da cidade, é para cargos com salários baixos, os bons cargos ficam para servidores na maioria dos casos vindos de outras cidades e até de outros estados.
Muita coisa nos preocupa e deveria preocupar também is nossos representantes. Como ficará a nossa cidade quanto o minério acabar? Restarão apenas crateras em nosso solo, não podemos esquecer-se do veneno que pode um dia se espalhar caso não tenham acompanhamento. Será que depois que não houver mais ouro haverá fiscalização?

Local que foi explorado, atualmente a mina parece está desativa.
Com ouro no seu solo, Barrocas vê a cada dia seus filhos viajarem para trabalhar em outros estados na construção civil, à maioria começa como servente.
Políticos como o ex-prefeito José Edilson tem criticado a empresa principalmente nesse período eleitoral, em um programa de rádio Edilson disse que na sua época (2001 à 2008) ele pressionava a empresa ameaçando até suspender o alvará, ele disse que teria conseguido uma promessa de instalação de um curso técnico na cidade porém atualmente não vê nada a respeito. “É preciso dizer que a MFB já não queira fazer mesmo, aí não cobraram, não pressionaram assim o projeto não saiu do papel” disse.
Diante dessa situação, recebemos com surpresa, uma notícia de que a MFB estava realizando uma Oficina de Sabão em Barrocas, especificamente no Ponto de Leitura que está ameaçado de ser fechado. Não seria à hora da empresa fazer mais que realizar Oficina de Sabão em Barrocas?
Infelizmente penso que estão querendo “tapiar” o povo barroquense, e o que mais nos entristece é que tem pessoas desta terra se deixando levar e ainda agradecendo por benfeitorias que para o porte da MFB chega a ser irônico.
Veja parte do texto que destaca o fato da empresa realizar uma oficina de sabão na cidade:

MFB oferta aos Barroquenses uma Oficina de Sabão no Ponto de Leitura Biblioteca Cidadã.


Parceira fiél ao projeto Ponto de Leitura, Biblioteca Cidadã, a MFB – Mineração Fazenda Brasileiro, graças a parceira Cida, tem sido o animo para a existência da vontade de servir ao município com a oferta de cultura através do artesanato e a prova está na realização de uma oficina de Sabão que foi realizada nesta manhã de terça-feira, dia 26 de Junho de 2012 na sede do ponto.(Ponto de Leitura) Fonte: ML Notícias
É preciso lembrar ao povo barroquense e principalmente às autoridades que já há uma mina desativada abandonada em solo barroquense. É bom que acordemos para esta situação, pois outras cidades já sofrem com os efeitos da extração de minérios, e como a nossa os investimentos são insignificantes diante dos males causados;
Mineração em Minas Gerais
Veja: Exploração de minério modifica topografia do estado, depredando montanhas importantes como a da Moeda e da Piedade. Encardidas, cidades afetadas convivem com inchaço e pobreza
Esburacadas como queijo suíço pela mineração, as serras da Moeda, do Itatiaiuçu, da Piedade, do Rola Moça, do Gandarela e da Ferrugem abrigam cidades encardidas.
Ao contrário da expectativa de melhoria de qualidade de vida, alimentada pelo anúncio de cifras bilionárias de investimentos, a maior parte das cidades que abrigam esse tipo de atividade continua pobre. Fonte:
http://www.uai.com.br
Quem sabe, se um dia a extração de minérios for encerrada, possamos viver da produção de sabão?

E se você não participou da oficina e quer aprender a fazer sabão, clique aqui!
Por Rubenilson Nogueira – Informações: http://wikimapia.org / www.uai.com.br - Fotos: ML Notícias

2 comentários:

  1. Se tem uma alguma coisa de qualidade que possamos ver ainda na tv atualmente é Gabriela, e que apesar de bela na obra de Jorge Amado, tem o seu lado triste...esse é o Brasil que vemos, o tempo passa e nada muda, as leis continuam sendo burladas, e dominadas por alguns "coronéis" e por ai vai...chega precisamos mudar. É um absurdo continuam fazendo as mesmas coisas robalheiras, desrespeito ao meu ambiente, trabalho infantil, trabalho forçado, pessoas sendo manipuladas e enganadas ufa...
    Vamos lá políticos acordem pra vida

    ResponderEliminar
  2. Realmente a Yamana esta tapiando, a Vale também fez a mesma coisa Tapiar, tanto uma como outra nunca fez nada pelo povo de Barrocas, apenas tirando a nossa riqueza o ( Ouro), quando acabar o ouro vamos ficar apenas com o cianeto.... acordaaaaaa

    ResponderEliminar