Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Barrocas: "Tava passando por uns momentos difíceis" disse jovem que foi dado como desaparecido pela família.




No dia 30 de outubro, João Carvalho da Silva, 17 anos, partiu da casa da vó no Povoado de Lagoa Redonda sem informar aos parentes qual seria o seu destino, deixando todos preocupados com o seu paradeiro (ver aqui).

Para felicidades dos familiares seis dias depois de partir, João foi localizado por uma irmã, ele se encontrava na casa de um tio que mora região de Itaberaba Bahia (ver aqui).

De volta a Barrocas, atualmente trabalhando e se dedicando ao esporte, esta semana o jovem craque que já vestiu a camisa da Equipe do Cristal Viladouro, procurou a Redação do JANV para falar sobre o caso, ele queria explicar o que aconteceu e o que o levou a sair da comunidade onde mora.

"Tava passando por uns momentos difíceis, depois que sai, voltei melhor, com a mente mais tranquilo já conseguiu um trabalho e estou fazendo academia para voltar a jogar futebol que é o meu sonho" contou João.

O jovem contou ainda que já tinha um destino programado quando viajou; "Eu planejei tudo, peguei o endereço com meu tio que mora em Andaraí próximo de Itaberaba, e na sexta-feira dia 30 às 5 horas da manhã saí, peguei carros de linha pagando as passagens e cheguei lá às 14 horas da tarde" revelou. 

João afirmou que iria informar o seu paradeiro a família assim que chegasse a residência do tio, porém logo percebeu que os chips do celular não funcionaram na região, por isso passou por momentos de apreensão para localizar o tio, sendo necessário a ajuda de pessoas desconhecidas; "conseguiu convencer uma pessoas e pedi para fazer uma ligação para meu tio, ele me explicou como chegar e fui para a localidade onde mora, quando chegou nos encontramos, mas no local não tinha sinal, só quando voltamos para cidade que pude falar com minha irmã" revelou.

A maior preocupação do jovem, era com a avó, por isso pediu a um irmão que cuidasse dele enquanto estava fora.

Sobre a paixão pelo futebol João disse que vai seguir em busca do sonho de ser um jogador profissional; “Estou bem focado, entrei na academia e penso em voltar aos treinos em breve. Gosto muito de jogar futebol, foi um dos motivos que me levaram a voltar, por isso vou continuar em busca do profissionalismo independente de time eu quero seguir jogando”.

De volta a sua cidade após os dias fora, João disse que as pessoas o paravam na rua para saber o que houve; "Como eu já tinha trabalhado num mercadinho, era bem conhecido, as pessoas me chamavam na rua para saber o que aconteceu, ai eu explicava tudo. Importante é que estou bem melhor e pronto para tocar a vida" afirmou, para logo agradecer a todos que se preocuparam com ele. 

@ Nossa Voz da Redação 

Com chapa única, CEPPC divulga candidato ao cargo de diretor e vice diretores


As eleições para diretor e vice diretores da Rede Estadual de Ensino ocorrem na próxima quinta-feira (10) em toda Bahia, no município de Barrocas, o Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro (CEPPC) se prepara para escolher os dirigentes para gestão 2016/2019 com chapa única. Não houve registro de uma segunda chapa para concorrer as eleições. 

Formada pelo atual diretor, Denilton Queiroz, e vice diretores Gean Geovalter e Adenilson Mota, a chapa única irá administrar e tomar as medidas pedagógicas nos três turno de atividade na unidade nos próximos três anos. Os candidatos fizeram e foram aprovados na prova de habilitação ao pleito de diretor escolar que aconteceu no dia 15 de novembro de 2015, juntamente com alguns colegas de profissão.


Denilto é graduado em Licenciatura em Biologia (FTC EaD, pólo Barrocas - 2010) e Pós-graduado em Gestão Escolar (Instituto Pró Saber – 2012). Além de ter participado do curso de Formação de Gestores oferecido pela UNEB em 2008. 

Podem participar da eleição, professores, coordenadores pedagógicos, servidores públicos em exercício na unidade escolar, estudantes a partir de 12 anos de idade com frequência regular e pais ou responsáveis. De acordo com informações do Blog Ceppc a divulgação do Resultado será disponibilizada no dia 11/12/2015. A Nomeação e Posse em Dezembro/2015 a Janeiro/2016.

@ Nossa Voz - Educação 
Foto e informações Blog CEPPC

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Barrocas: Artilheiros seguem marcando muitos gols na Copa dos Amigos do Ouricuri

Foto: Arquivo
A competição que tem apoio incondicional da comunidade local, segue com ótimo público e muitos gols marcados, no último sábado (5) foram disputados os jogos da 2ª Rodada, e os artilheiros mais uma vez capricharam na pontaria, nas três partidas 31 gols foram marcados.

No primeiro jogo da noite, o Galícia goleou a Catuense, depois de sair perdendo por 1x0 virou e goleou, placar final 9 X 3 para o Galícia.

No segundo jogo o Ipiranga que estreou com derrota, esqueceu o tropeço e goleou o Juventude que vinha de vitória. Jogando melhor o Ipiranga conseguiu os três pontos vencendo por 6 X 2.

Pra finalizar a noite uma surpresa, depois de tomar uma goleada na estreia o Ceará entrou decidido em quadra e com o importante apoio da torcida venceu a Chapecoense pelo placar de 8 X 3.

A competição que está movimentando a região de São Miguel do Ouricuri conta com a Apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas através da Secretaria de Esportes.

A organização da Copa, informou que a terceira rodada que seria realizada no domingo foi cancelada devido ao falecimento de um dos primeiros moradores da comunidade, a mesma será realizada no próximo sábado (12) e a quarta rodada no domingo (13).

@ Nossa Voz Esportes com Informações de Romilson Brito

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Barrocas: Hospital Municipal registrou sete atendimentos a vítimas de acidente neste final de semana

Foto Reprodução WhatsApp
O número de acidentes aumenta nos finais de semana, o atendimento às vitimas movimenta a emergência do Hospital Municipal de Barrocas, entre os feridos, adultos, jovens e até menores.

Entre a sexta-feira (4), sábado e domingo (6) o Hospital Municipal de Barrocas registrou sete atendimentos de vítimas de acidentes. Na sexta-feira uma colisão entre uma motocicleta e um automóvel no final da tarde deixou um ferido. No sábado quatro vitimas deram entrada na unidade. No domingo, o caso mais grave necessitou transferência para outra unidade hospitalar. J. Q de Lima, sofreu um acidente com uma motocicleta e deu entrada na emergência do Hospital Municipal por volta das 19:00h do domingo, em seguida sob suspeita de traumatismo cranio encefálico médio, entrou na regulação e foi transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) na cidade de Feira de Santana. O outro acidente o condutor teve escoramentos leves pelo corpo. 

Colisão entre veículo gol e moto deixou jovem ferido - Foto Reprodução WhatsApp
Segundo relatos, a colisão da sexta-feira, aconteceu por volta das 17:30 quando uma moto 50cc, cor preta, conduzida por menor, colidiu contra um veículo Gol bola de cor prata, em um cruzamento próximo ao acesso a BA411, centro de Barrocas. O jovem seguia sentido Posto São João, o gol sentido BA411, quando no cruzamento houve o choque, o motociclista teve ferimentos em um dos pés e um corte na coxa, lavado ao Hospital Municipal precisou passar pelo procedimento de sutura. De acordo com informações o menor teve alta e se recupera em casa.

Ronda @ Nossa Voz

COFBASE: Com méritos Cristal sagra-se Campeão nas duas categorias


No domingo (6) o Campão voltou a ser palco de finais de competições municipais, enquanto a obra do estádio municipal se arrasta há anos é no histórico campo do Fluminense que jogos importantes são realizados.

Apesar do sol forte, familiares dos atletas, torcedores e autoridades municipais assistiram às finais nas Categorias Mirim, disputada entre Fluminense e Cristal, e Infantil entre Chelsea e Cristal. 



A final da categoria Mirim iniciou às 08:30H, um jogo emocionante com vitória de virada do Cristal por 2X1 sobre o Fluminense.

O Fluminense começou melhor, com meio de campo bem postado, zaga bem armada e o ataque criando chances do gols, aos 10 minutos o time do professor Gavião abriu o placar. Após o gol o Cristal não se abateu e se organizou em campo, nos minutos finais conseguiu o empate em cobrança de falta. A virada veio no segundo tempo, quase um replay do primeiro gol, novamente de bola parada 1X2 no placar. O Fluminense ainda tentou levar a decisão para os pênaltis, porém a última chance foi desperdiçada. Final festa do Cristal.



Categoria Infantil: Chelsea 0X0 Cristal - Com empate no tempo normal a decisão do título na Categoria Infantil foi em cobranças de pênaltis.



O jogo foi equilibrado do início ao fim, com poucas chances para ambas as equipes, o jogo ficou ainda mais trucado no 2º tempo, ficando evidente que a temperatura e sol escaldante prejudicaram o rendimento dos atletas. O empate levou a decisão para as cobranças de penalidades. O Cristal começou batendo e marcou, o Chelsea igualou o placar, e assim foi até a 4ª cobrança, na 5ª o Cristal fez e o goleiro Kekey defendeu a cobrança do garoto Marcos do Chelsea. Cristal mais uma vez campeão no campão.



Em 2015 a equipe do Cristal Viradouro conquistou três título no campo municipal, venceu o Palmeiras de Minação no Campeonato Rural, o Fluminense e o Chelsea no COFBASE.

Além do Secretário de Esportes Rubenilson Nogueira, o ex-vice-prefeito Joseval Mota, vereadores José Eclécio (Kekeu) e José Santiago (Nitinho) também prestigiaram o evento.



A Copa de Futebol de Base de Barrocas, foi Organizada pelo Diretor de Esportes Roque Mota, com Apoio da Prefeitura Municipal através de Secretaria de Esportes, o Vereador Kekeu foi um importante incentivador. Mais fotos aqui!


@ Nossa Voz Esportes

Barrocas e Teofilândia terão 30 projetos apoiados pelo Seminário de Parcerias 2015


O Seminário de Parcerias viabilizará 30 iniciativas em Barrocas e Teofilândia, estimulando o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida dos moradores. O programa de responsabilidade social do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental é realizado por meio da Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM) e apoia projetos nas áreas de emprego, renda, saúde, cultura, lazer, esporte e educação a partir da contribuição de 85% do valor, feita por meio da aquisição de materiais e equipamentos necessários.

A população terá maior oferta de serviços com a ampliação da padaria comunitária do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do município de Teofilândia. “Receberemos uma vitrine, cafeteira e a açucareira para melhorar o atendimento e aumentarmos nossas vendas, o que vai beneficiar todas as mulheres”, diz Maria do Carmo de Jesus Santos, coordenadora da instituição, que possui 55 associadas que recebem, em média, de R$ 750 a R$ 900.

Este ano, o investimento representará aproximadamente R$ 190 mil e beneficiará cerca de 20 mil pessoas direta e indiretamente, como conta a analista de Comunidades da FBDM, Karine Barreto. “Mais uma vez, atingimos com excelência nosso objetivo de proporcionar a oportunidade de implementar projetos sustentáveis, que gerem avanço econômico, além de suprir necessidades sociais apontadas pelos representantes de entidades locais”.

O programa reúne propostas enviadas por instituições filantrópicas e de assistência social, ONGs, associações de moradores e de classes e cooperativas de agentes econômicos, legalmente constituídas. Este ano, a votação ocorreu na última semana de novembro e contou com 117 participantes.

Confira os projetos selecionados no município de Barrocas:


Sobre a Brio Gold
Criada em dezembro de 2014, a Brio Gold Inc. é uma subsidiária da Yamana, que detém 100% desta nova companhia, composta pela unidade Fazenda Brasileiro e os projetos C1 Santa Luz e Pilar, além de concessões de exploração relacionadas aos empreendimentos.

Sobre a Yamana
A Yamana é uma empresa produtora de ouro com sede no Canadá. Tem significativa produção de ouro e áreas para produção deste metal em estágio de desenvolvimento, além de áreas em pesquisa e direitos no Brasil, Argentina, Chile, México e Canadá. O plano da Yamana é continuar a crescer a partir desta base, por meio da expansão e aumento da produção das minas em funcionamento, do desenvolvimento de novas minas, de avanços nas áreas em pesquisa e permanecendo atenta a outras oportunidades de consolidação de operações com ouro, com foco primário nas Américas.
Fonte: ASCOM

Começou a 1ª Copa Alambique de Futsal, e já na rodada de abertura teve goleada e gols de placa.


A comunidade de Alambique, localizada há 3 km da sede, recebeu ótimo público na abertura da 1ª Copa Alambique de Futsal na noite do sábado dia 5, a competição começou bem, com artilheiros marcando belos gols, goleiros fazendo defesas incríveis, além de uma goleada difícil de ser repetida. Melhor para Chelsea e Náutico que estrearam com vitória.

As competições esportivas seguem movimentando o município de Barrocas, e neste final de semana não foi diferente, além da Copa Alambique, teve Rodada da Copa Amigos do Ouricuri, Finais do COFBASE na sede do município, além de outros eventos.

No Alambique, o Chelsea começou arrasador, apesar da grande atuação do goleiro Adriano do Alto Alegre, o time que tem entre os vários craques, Preá, Douglas e Índio que marcou um golaço venceu por 13x1, alertando os adversários, mas apesar de tudo, nada de falar em favoritismo.

Pedrinho e Ney de Cainho
Na segunda partida da noite, o time da casa surpreendeu as expectativas, apesar de está desfalcado, como informou o presidente Carlinhos, conseguiu uma vitória por 5X3 para felicidade do torcedor local. O placar não foi elástico, porém foi importante já que a adversário o Real Barrocas é formado por jogadores conhecidos e de destaque como Nei de Cainho e Anilton, sem falar que o diferenciado Gabá deve estrear em breve. O Náutico, além da bela atuação das pratas da casa, contou com ótima atuação dos ‘meninos da Ladeira’, Pedrinho e Guinho.


A competição acontece com apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas através de Secretaria de Esportes, o patrocínio do comércio e lideranças. Veja mais fotos aqui!

@ Nossa Voz Esportes

sábado, 5 de dezembro de 2015

Se preparando? Atual vice e pré candidato a prefeito em Barrocas comemora conclusão do Curso de Administração

Foto Reprodução Facebook
Não tá fácil administrar um município, gestores reclamam da falta de recursos, queda de receita ao mesmo tempo está cada vez mais comum prefeitos terem contas reprovadas pelo TCM - Tribunal de Contas dos Municípios, talvez por isso o atual vice e pre candidato a prefeito, Joilton Avelino de Queiroz o popular Tita de Roque, se dedicou à formação na área de Administração.


Em postagem recente no Facebook, o político comemorou a conclusão da graduação e fez agradecimentos; "Bom, mais uma etapa vencida, mais um sonho realizado, hoje posso afirmar com prazer que concluir a graduação em Administração. Foi doloroso, uma luta diária, noites perdidas estudando, pesquisando, aprimorando o conhecimento. Ressalto que valeu e está valendo muito a pena o esforço e a dedicação imposta nesse projeto, me preparando para a vida, e o cenário do mundo atual. Agradeço primeiramente a Deus, minha força diária, a minha família e amigos, que sempre estiveram comigo" escreveu Joilton.

Apresentações de trabalhos
O formando recebeu muitos elogios, a postagem foi também bastante curtida. Estaria Joilton já pensando em se preparar para o cargo caso saia vitorioso do pleito eleitoral de outubro de 2016? Não seria má ideia, começar a dá uma força ao atual prefeito nesse momento difícil, com a crise afetando os municípios e dificultando a 'administração'.  

@ Nossa Voz - Da Redação

Google Maps disponibiliza imagens atualizadas de Barrocas via satélite

Imagem Google Maps
A última atualização do Google Maps, que disponibiliza imagens via satélites, possibilitou uma visualização não só atual do município, mas também ampla e detalhada.

Não conseguimos descobrir a data da atualização, porém é preciso identificar a presença de um circo nas proximidades do cemitério municipal, nos levando a crer que o serviço foi feito a poucos dias.

O Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google. Antes da atualização, Barrocas ainda apresentava poucas ruas a cobertura era restrita.


Na atual cobertura, já é possível encontrar os prédios administrativos da Prefeitura e Câmera de Vereadores, novas ruas, praças e bairros, como o Conjunto Habitacional Alto do Ipê, e até a pista de bicicross estão visíveis. Acesse e descubra onde esta localizada sua rua e nela encontre sua residência, estabelecimentos comerciais e escolas, para isso basta clicar aqui.

@ Nossa Voz

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Barrocas:Coloração da água preocupa moradores do Povoado de Lagoa Redonda


A água começou a cair no Povoado através da EMBASA na quinta-feira (3), após os reservatórios encherem, parte dos moradores perceberam uma coloração estranha, a água tem aparência azulada. 

O fato preocupou o morador, Iedo Ferreira, 37 anos, segundo ele desde 1995 quando a rede foi inaugurada é a primeira vez que a água chega com essa coloração nas residências; "Numa falta de água dessa que vivemos atualmente teremos que consumir assim mesmo, mas estamos com medo de usar para beber. Vamos esperar pra ver se vai clarear" comentou.


Quando colocada em copos de vidro não dá pra perceber grande anormalidade, só mesmo em grande quantidade é possível identificar a coloração estranha. Na comunidade há quem afirme que a cor azul é resultado da aplicação de cloro, porém o fato é inédito e por isso deixa as pessoas afetadas preocupadas.

"Não está parecendo água da Embasa, alguém da empresa deveria vim ver essa situação porque algum problema tem" sugeriu o morador.

@ Nossa Voz

Barrocas: Acusado de agredir companheira, homem acabou preso e ainda teve moto incendiada

Honda modelo CBX 250 Twister ficou parcialmente destruída. 
Iuri Oliveira da Silva, 27 de anos foi preso pela segundo vez neste ano, com acusação de ter agredido a sua companheira que reside no Povoado de Lagoa Redonda, zona rural de Barrocas. Depois da sua prisão, a motocicleta usada por ele foi encontrada incendiada no quintal da casa onde mora o casal,

Iuri havia sido preso em flagrante pela Polícia Militar em junho, quando foi indiciado na Lei Maria da Penha (ver aqui). Nesta quinta feira dia (3), após a suposta confusão o acusado foi detido pela PM quando estava na residência da sua mãe no mesmo povoado.


Acusado nega agressão
O casal mora junto a cerca de três anos, na delegacia Iuri negou ter agredido novamente a companheira, segundo ele não houve sequer discussão, sobre o incêndio da moto, por está preso, ainda não sabia do ocorrido, ao ser informado comentou que ganhou a moto de presente; "A moto foi um presente que ela me deu, e ela mesmo já havia ameaçado tocar fogo" revelou. Moradores da região de Lagoa Redonda, relataram que o incêndio começou por volta das 19h, a motocicleta Honda modelo CBX 250 Twister ficou parcialmente destruída. 



Uma filha da mulher que acusa Iuri, revelou que a mãe, após a confusão viajou para Salvador, por isso não temos a versão dela sobre os fatos.


@ Nossa Voz

Adolescentes são apreendidos por tentativa de homicídio em Barrocas


Os adolescentes M. A. C. e F. A. C., ambos de 17 anos, foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (3) em cumprimento a dois mandados de internação provisória. Segundo o Portal Clériston Silva os menores são acusados de tentar matar um homem identificado como Edson Araújo dos Santos, de 20 anos, no povoado Alto da Porteira, em Barrocas, na madrugada do dia 3 de maio deste ano.

De acordo com informações de investigadores da 15ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin/Serrinha), que realizaram a apreensão dos jovens, a vítima foi alvejada com três disparos de arma de fogo nas costas durante uma festa realizada no povoado. Um dos disparos atingiu a coluna vertebral da vítima, que ficou paraplégica.

De acordo com informações apuradas pelo repórter Renny Maia, o crime teria sido motivado por uma rixa antiga entre os autores e a vítima. Eles foram conduzidos à Delegacia Territorial (DT). A vítima dos disparos tem passagem pela polícia por porte ilegal de arma.

Fonte: Portal Clériston Silva - Informações Renny Maia

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

INFORME BRIOGOLD - VAGAS DE EMPREGO

A empresa BrioGold, subsidiária da Yamana Gold, que atualmente opera a Mineração Fazenda Brasileiro em Barrocas, através do seu departamento de Recursos Humanos, busca candidatos para serem selecionados para vaga, Técnico de Enfermagem do Trabalho. Os Interessados devem enviar currículo via e-mail até o dia 7 de dezembro.

@ Nossa Voz

Barrocas: Presidente destaca votação da Lei Orçamentária Anual na Sessão da Câmara desta quinta-feira

Foto: Reprodução
Na Sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (3) os Edis votarão a Lei Orçamentária Anual (LOA), ciente da importância do ato, o Presidente Antonio Carlos (Tonho da Loja) através do Fecebook, convidou a população para o expediente; "Hoje é dia de sessão na Câmara de Vereadores de Barrocas na pauta temos a (LOA) Lei orçamentária anual o projeto de Lei mais importante do ano. Você é nosso convidado especial", escreveu.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. A Constituição determina que o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano (também chamado sessão legislativa). A Lei Orçamentária Anual estima as receitas e fixa as despesas do Governo para ano subsequente.

Pauta da Sessão de hoje;

APRESENTAÇÃO DAS SEGUINTES MATÉRIAS NO PEQUENO EXPEDIENTE

TÍTULO DE CIDADÃO BARROQUENSE

· Dr. Paulino Alexandre Santana
· Antonio Jaldo dos Anjos Brito



EXPEDIENTE DE VOTAÇÕES – ORDEM DO DIA
Primeira discussão e votação

PROJETO DE LEI


Projeto de Lei nº 028/2015 – Estima a Receita e fixa a Despesa do Orçamento Anual do Município de Barrocas para o exercício financeiro de 2016, e determina outras providências. AUTOR: Poder Executivo Municipal.

Segunda e ultima discussão e votação

PROJETO DE LEI

Projeto de Lei nº 034/2015 – Dispõe sobre a denominação de logradouro público localizado na Sede do Município de Barrocas, cria a denominação de um novo Bairro e de sua principal Avenida, e dá outras providências. AUTOR: Poder Legislativo Municipal (Ver. Waldir Ferreira Queiroz).

Data: 03 de dezembro de 2015
Horário: 18h
Local: Câmara Municipal de Barrocas

@ Nossa Voz - Informações do Blog da Câmara / Reprodução Fecebook

Polícia Militar localiza moto de barroquense que tinha sido furtada em Serrinha

Foto: Polícia Militar
Uma motocicleta Honda Pop 100, cor preta, licença de Barrocas, que havia sido furtada na manhã da quarta-feira dia 25 de novembro, no centro da cidade de Serrinha, foi encontrada por policiais militares abandonada numa via movimentada na manhã de ontem. 

Por telefone conversamos com Cleison Santos que estava com a moto no dia do furto, ele contou que parou a motocicleta que pertence a sua sogra, em frente a uma clinica odontológica, e quando retornou não encontrou o transporte. O boletim do ocorrência foi registrado no mesmo dia na delegacia local.

A motocicleta foi localizada na quarta-feira (2) no perímetro da Avenida ACM em Serrinha. Contactada pela Polícia Civil, a proprietária retirou a moto no mesmo dia na Delegacia.

Não houve muitos danos, apenas os retrovisores foram retirados a ignição estava danificada, porém o tanque de combustível estava cheio, conforme revelou o motociclista.

"Eu tinha esperança de encontrar, mas minha sogra não acreditava mais, só temos que agradecer, dizer obrigado a Polícia por ter encontrado a moto"  

Ronda @ Nossa Voz

Barrocas: Morador da Rua José dos Reis reclama de problema na rede de esgoto.


Barrocas 03/12/15: “Faz tempo, que tá assim, no início do ano fizerem um serviço, mas foi mal feito, nem secava o cimento eles já jogavam terra, as pessoas que moram próximo sofrem com o mau cheiro”, reclamou Antonio Miranda, o popular Tonga do pula-pula.

Segundo o morador, já são mais 30 dias com o esgoto estourado, sem que os responsáveis tomem uma providência. Antonio enviou fotos e questionou; “Cadê o Secretario de Obra?”

O serviço citado pelo morador foi realizado em Janeiro deste ano; Secretaria de Obras instala manilhas para resolver problema no esgoto da Rua José Reis.

@ Nossa Voz – Com Participação Popular

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Barrocas: Reforma e ampliação do Hospital Municipal vai custa mais de um milhão de reais


O Secretário Municipal de Saúde, Adelson Brito lamentou o atraso, e revelou que se um aditivo de 267 mil reais for pago pela Prefeitura Municipal o custo total da obra passará de pouco mais de 800 mil reais para mais de um milhão e cem mil reais.

Quando assumiu a Secretário no início deste ano, Adelson já encontrou a obra de Ampliação e Reforma do Hospital Dr. José Maria de Magalhães Neto em andamento e atrasada, a entrega deveria ter ocorrido em setembro de 2014. O atual secretário diz que não mediu esforços para concluir os trabalhos, e revelou que com valor menor ao que já havia sido gasto, porém sempre com pagamento feito mediante 'medição', acredita que foi feito muito mais no seu mandato; "De quando assumi, mesmo pagando despesas anteriores, fizemos tudo como manda a lei e a obra avançou bem mais" revelou, porém os atrasos nos repasses além de outros problemas, levaram a paralisação dos trabalhos algumas vezes.

Secretário disse que está dialogando com a empresa, mas quer que tudo seja feita da forma certa.
“A empresa alega que com o atraso tanto a mão de obra como o material subiu de preço, com essa alegação, exige o aditivo para que seja concluída a reforma e ampliação, se for feito o aditivo de R$267 mil reais, chegaremos a cerca de R$1.130.000,00” informou Adelson.

A obra foi orçada em R$863.298,64 (oitocentos e sessenta e três mil, duzentos e noventa e oito reais e sessenta e quatro centavos), deste valor já foram pagos a empresa R$821.081,67 (oitocentos e vinte e um mil, oitenta e um reais e sessenta e sete centavos), restando apenas 42.216,97 (quarenta e dois mil, duzentos e dezesseis reais e noventa e sete centavos), mas para conclusão, segundo informou o secretário a empresa aguarda o pagamento do aditivo, pois como citado no período os preços de operação aumentaram.

Secretário de Saúde, Adelson Brito lamentou o atraso
Sobre a previsão de conclusão o Secretário demonstrou preocupação, mas informou que o Prefeito garantiu que no início de 2016 faria o aditivo esperado pela empresa, e que entre Fevereiro e Março o novo Hospital Municipal seria inaugurado.

@ Nossa Voz - Da Redação Informações Victor Santos

Moradores do Povoado de Curralinho reclama de problema na iluminação pública

Foto: WhatsApp
Barrocas 01/12/15: “Sou moradora do Curralinho e quero fazer um apelo, pois as ruas estão no escuro, e olhe que deram manutenção e algumas das lâmpadas foram trocadas na semana passada” escreveu a jovem que identificou como Maria.

A iluminação pública da Rua Principal do Povoado (acesso para a comunidade de Tocó), estava com problemas á algum tempo, mas segundo a denunciante uma equipe enviada pela Prefeitura Municipal esteve na localidade e realizou reparos, porém pouco tempo depois há lâmpadas que já não acendem. 

Os moradores que vivem com medo em virtude dos assaltos que se tornaram comuns na Zona Rural do Município temem que a escuridão resulte em ainda mais ações dos ladrões.

@ Nossa Voz – Participação Popular

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Jovem Aprendiz: Brio Gold divulga lista de candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo

A mineradora Brio Gold através da Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM) divulgou nesta terça-feira (1), a lista com os nomes dos candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo para o Jovem Aprendiz 2016.

As provas aconteceram no dia 21 de novembro no Colégio Dominum, em Teofilândia. Segundo informações, 10 dos 58 candidatos classificados são barroquenses e concorrerão com jovens das cidades de Serrinha e Teofilândia. 

Comunidade de Alambique sediará mais uma Competição de Futsal em 2015


Depois do sucesso da Copa de Futsal Luiz Almeida, disputada por veteranos, realizada em Junho desta ano, a Comunidade de Alambique sediará mais uma importante competição, a Copa Alambique de Futsal começa no sábado dia 5 de Dezembro e promete mais uma vez movimentar a localidade.

A Competição que tem apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas, através da Secretaria Municipal de Esportes, está sendo planejada desde o inicio de Dezembro, o Dirigente da Comunidade José Carlos (Carlinhos), Diretor Gilberto Oliveira se reuniram algumas vezes na secretaria para acertar os detalhes.


Desta vez não há limite de idade, jogadores tanto da sede como da Zona Rural poderão participar do certame. 

Seis equipes disputam a Copa; Náutico, Alto Alegre, Chelsea, Real Barrocas, Negão F.C e Vila Nova. As partida acontecerão aos sábado e nas quartas-feiras, iniciando às 19 horas.

A arbitragem será mesclada com profissionais de Conceição do Coité e Barrocas, segundo José Carlos a expectativa é boa; "Tá muito comentada a Copa, e com fé em Deus vai ser sucesso como a Copa Luiz Almeida, agradecemos ao Secretário Rubenilson pelo apoio, aos comerciantes e autoridades pela patrocínio, aproveito para convidar os torcedores para a abertura no próximo sábado" falou o popular Carlinhos do Alambique.

@ Nossa Voz Esportes

Barrocas: Fã de Del Led busca apoio para gravar seu próprio CD


Para realizar o sonho de gravar seu próprio CD, o barroquense Adailson Pereira de Jesus, de 24 anos, morador do povoado de Barreira, conhecido como 'Xaxim Led', fã incondicional do cantor Del Led, busca apoio dos amigos e patrocínio de comerciantes para custear os valores que segundo ele giram em torno de R$ 600,00 (seiscentos reais) incluindo estúdio, tecladista e reprodução. 

O apelido ele ganhou aos 12 anos de idade, quando atendeu o pedido da mãe para levar um recado ao Sr. Zezinho, no localidade onde mora. Ao pronunciar o nome, acabou soltando "Sr. Xaxim", e acabou pegando, o Led foi agrega ao nome artístico, 'Xaxim Led' em homenagem ao ídolo.

De família humilde Adailson, passou a adolescência vendendo hortaliças na feira livre em Barrocas. Seu sonho quase foi interrompido à alguns anos, quando sofreu um acidente que deixou sequelas em um dos braços. Mas tudo foi transformado em motivação para Xaxim, que com seu carisma, popularidade e o penteado pra lá de estiloso chama a atenção nos lugares que frequenta.


Na música, conta com o incentivo de muitos amigos, dentre ele o tecladista Isaias Moreno, que sempre o convida para fazer participações nos shows. Certa vez, em uma festa onde o ídolo se apresentava, digitou no próprio celular um pedido e mostrou ao cantor; 'Olá Del Led me chamo Xaxim e queria muito cantar uma música com você", segundo ele o pedido não foi atendido por conta do horário do show, começou então a corrida para realizar um sonho. 

Para ele, Del Led tem grande personalidade e estilo próprio; "A humildade unida ao respeito, suas músicas e simplicidade me chamaram a atenção, sempre nos shows dele na frente do palco eu imaginava poder cantar uma música ao seu lado, mas o nervosismo e medo, achando que ele nunca iria me responder me deixavam sem reação. O acompanhei mesmo assim, em muitos dos seus shows nos povoados de Barreiras, Alambique e Ipoeira - Barrocas, Setor e Baixão - Teofilândia, Salgadália - Conceição do Coité e Tapuio em Araci" revelou o fã. 

O sonho parecia cada vez mais perto, foi então que nesta ano, na festa da Fazenda Novo Horizonte em Barrocas, Xaxim permaneceu próximo ao palco, e novamente pediu ao cantor para realizar um dos seus maiores objetivos. Para sua felicidade, o pedido foi atendido; "Fiquei nervoso, era a hora, poder cantar no show dele e ainda o público reconhecer minha participação foi um das melhores coisas que aconteceu comigo" contou feliz. 


Segundo Xaxim, está tudo planejado para o seu disco, desde a primeira música de Del Led que aprendeu a contar, 'Eu não sei Ler', seguido de 'Baby Fala Pra Mim' e 'Não Me perdoei' entre as que mais gosta. Em casa ensaia quase que diariamente com a ajuda do aparelho de DVD, os playsback e vídeos de Del Led são motivações. Adailson revela tentar seguir a presença de palco e carisma de Del Led nas suas participações, inclusive o famoso bordão usado nos shows; 'receba pivete'. 

Se tudo dê certo, o CD deverá ser lançado ainda este ano, parte do valor já foi conseguido, enquanto corre atrás do complemento o barroquense mantém 'vivo' o desejo de realizar o seu sonho; "Então pivete, vai dá tudo certo" garantiu.



@ Nossa Voz - Por Victor Santos