Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Secretaria de Cultura Esporte e Lazer segue cadastramento de atividades culturais e esportivas.


O trabalho de cadastramento e acompanhamento das atividades culturais, esportivas e a fiscalização dos centros esportivos e de lazer do município foram interrompidos por um tempo para que os problemas apontados nas comunidades visitadas até então pudessem ser analisados, e encaminhados para os setores responsáveis já que a SECCEL não dispõe de orçamento para poder realizar serviços e adquiri os equipamentos necessários. 


Em relação aos equipamentos, como bolas e redes, a secretaria conseguiu junto a Prefeitura Municipal quantidade suficiente para atender a 90% das comunidades visitadas, e que necessitavam dos mesmos, quanto aos problemas nas estruturas e iluminação das quadras, o Secretário encaminhou ofício para a Secretaria de Obras e Infraestrutura, e posteriormente para o Prefeito Municipal.


As atividades culturais, segundo o Secretário, muitas comunidades deixaram de realizar as festividades tradicionais, “algumas mantém costumes, mas precisam de incentivo, com o cadastro poderemos direcionar ações para estas regiões para que nossa cultura seja preservada, pois não podemos perder mais do que já perdemos” disse Rubenilson. 

Nesta terça-feira dia 5 o trabalho foi retomado, e outras três comunidades foram visitadas pela equipe da SECCEL; Lagoa Redonda, Ouricuri e Lagoa da Cruz. 

Os problemas são praticamente os mesmos, principalmente nas quadras, piso rachado e soltado pedaços, iluminação deficiente e falta de equipamentos como redes. Em Lagoa Redonda, a construção da quadra esportiva está paralisada; “estamos ansiosos para poder jogar aí, mas não sabemos que estará pronta” disse um jovem.


“O prefeito municipal José Amir mudou a cara do esporte local, na sua gestão além de construir centros, há competições das diversas modalidades esportivas, temos barroquenses indo para eventos esportivos até em outros estados, assim, Barrocas ganhou destaque no cenário nacional, mas precisamos manter nossos centros, reformando periodicamente, e ainda necessitamos de líderes nas comunidades para zelar e promover atividades esportivas nesses lugares, sem isso não evoluímos” disse Rubenilson. 

Segundo o Secretário, o Cadastramento poderá ajudar, pois a SECCEL saberá quais atividades realizadas nas comunidades, quem são os organizadores e líderes e como o Poder Público pode contribuir; “se numa comunidade há equipes de Futebol, Futsal, jovenil, masculino e feminino, esta localidade necessitará de mais bolas redes e uniformes, mas temos que repassar isso para a pessoa certa que saiba não só promover as atividades, mas que zele dos centros e cuide dos equipamentos”.


Sobre as atividades culturais, Rubenilson disse que um calendário municipal será criado, mas disse que para que a ação tenha caráter comunitário, ou seja, envolva a todos da localidade, a Prefeitura não deve interferir na realização e nem mudar a tradição transformando os festejos em grandes eventos, pois muitos perdem a essência, “nós estaremos presentes, incentivando, apoiado, mas de maneira discreta, pois temos exemplos de tradições que já não são como antigamente, atualmente já não tem tanta participação dos moradores, pois virou verdadeiros shows, assim muda-se o que justamente queremos preservar que muitas vezes é a forma rústica de festejar de um povo simples”. Porém segundo o secretário cada evento tem uma origem, um propósito, por isso haverá situações que exigem maior estrutura, “assim será preciso entender cada caso, e identificar como contribuir”. Concluiu.



@ Nossa Voz - Informações da ASCOM SECCEL

Sem comentários:

Enviar um comentário