Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Barrocas: Conselho Tutelar tem dificuldades para atuar no município.


Com cinco conselheiras, o Conselho Tutelar do Município de Barrocas enfrenta uma série de dificuldades para conseguir defender os Direitos das Crianças e Adolescentes.

No pequeno município do interior do estado, crianças consumem bebidas alcoólicas, conduzem veículos automotores, participam de festas impróprias para sua idade, e nos casos extremos, a droga também está próxima, infelizmente já há casos de crianças e adolescentes envolvidas com o tráfico de drogas. 

Um dos órgãos que trabalhar na defesa das crianças e jovens barroquenses, o Conselho Tutelar não recebe apoio necessário para realizar suas ações, na situação de um chamado as conselheiras se sentem inseguras em certos casos, segundo elas um Guarda Municipal dentro do prédio e atuando em conjunto com a equipe minimizaria e auxiliaria as situações onde elas se encontram em perigo. 

Marizete, Maurina, Marilene, Francy Keli e Geisa

Atualmente três conselheiras ficam no expediente e sempre uma em caráter noturno, onde qualquer chamada recebe o atendimento 24h por dia. Outra necessidade é a falta de um veículo específico para o trabalho diário, segundo as conselheiras atualmente um único veículo atende a Secretaria de Ação Social, CRAS e o Conselho, assim em certas situações onde outro órgão utiliza o veículo, se houver um chamado para o Conselho é necessário que se aguarde o retorno do veículo para em  seguida se ainda tiver tempo hábil dá continuidade ao atendimento.

Em conversa com uma conselheira perguntamos qual seria uma das maiores vontade do grupo ela respondeu; “Uma estrutura física adequada, profissionais capacitados para estarem junto conosco dando apoio às famílias. Toda essa situação nos deixa bastante angustiada, de saber que jovens e crianças estão entrando no mundo da bebida e droga e ficamos aqui de mãos atadas, nossa parte de orientar, ajudar, auxiliar e direcionar fazemos, mas também dependemos de outros órgãos".

Barrocas ainda não atende os requisitos para se ter um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Dando a oferta de atenção especializada e continuada, tendo foco na família e a situação vivenciada. 

Além das demandas acatadas pelo Conselho Tutelar de Barrocas, demais instituições religiosas, associações, escolas e grupos do município devem se unir e abraçar a causa, a estrutura familiar é um dos fatores que causam maior problema, uma união e conscientização dos problemas da cidade ajudaria e daria amparo as famílias. 

O conselho tutelar deixa público o contato da instituição 75 8854 6484. 

@ Nossa Voz


Sem comentários:

Enviar um comentário