Páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vaqueiros barroquenses resgatam a tradição das pegas de boi nas caatingas.

Fotos Saulo Silva
A vaquejada é um esporte nacional que surgiu na década de 40, oriunda do Nordeste brasileiro. A mesma tornou-se muito popular contando com circuitos nacionais, possui muitos adeptos e fãs que acompanham pelos veículos comunicacionais ou fisicamente, entretanto, nem todos sabem que ela nasceu a partir das chamadas “pegas de boi no mato”.

As pegas de boi no mato eram eventos que os fazendeiros realizavam para reunir os vaqueiros encourados mais corajosos da região, com o objetivo de resgatarem os bovinos que eram criados nas caatingas, bioma predominante do semiárido nordestino que é caracterizado pela forte presença de arbustos com galhos retorcidos, caroá, angico, juazeiro, mandacaru, xique-xique, unha de gato entres outros. Assim, após a grande façanha dentro do mato em busca dos animais da fazenda, desviando de todos esses obstáculos, ao aproximar-se do gado, os vaqueiros puxavam pelo cabo, derrubando-os e amarrando para levarem de volta ao fazendeiro e assim poder vender ou mudar de pastos.


Com o passar do tempo, essa tradição gradativamente foi sendo modificada e os vaqueiros com o apoio dos fazendeiros criaram uma pista e regras para assim tornarem públicas suas habilidades para a sociedade. Em 2011 foi criado o projeto de lei n.º 3.024, pelo Sr. Paulo Magalhães que Regulamenta a Vaquejada como atividade esportiva. E assim, os vaqueiros vão competindo país a fora representando suas cidades, fazendas, haras, embora esse seja um esporte que requer investimentos altos e alguns vaqueiros acabam ficando de fora. Com isso, a prática da pega do boi no mato vem sendo resgatada. 

Nildo de Zenaide
Neste mês foi realizada duas 'Pegas de Boi', uma delas na fazenda Laranjeira no povoado do Brasileiro município de Barrocas, uma grande pega que reuniu vaqueiros de diversas cidades da região para pegarem cinco novilhas numa área de terra de aproximadamente de quatrocentas tarefas em caatinga. Para participar cada vaqueiro pagou uma taxa de R$ 50,00 e como prêmio quem conseguisse pegar uma novilha recebia a quantia de R$ 1.000,00. Esse evento foi organizado pelos vaqueiros barroquense Miraldo e Pedrinho, contudo os vaqueiros não obtiveram êxito e o gado ainda encontra se na caatinga, por isso um novo encontro acontece no próximo domingo (03/08) .

No último domingo (27/07) as porteiras foram abertas na fazenda Barra do Vento no município de Serrinha e quem organizou foi Nildo da Minação - Barrocas (popular Nildo de Zenaide) que é vaqueiro e participou da pega juntamente com os colegas de ofício.

Os vaqueiros se reuniram logo após o almoço, por volta das 13h chegaram ao curral, onde estavam presas três novilhas e um garrote, analisaram o gado pediram a proteção de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil e dos Vaqueiros. Após as orações abrirem a porteira do curral, o gado entrou na caatinga e em seguida os vaqueiros montados em busca dos animais, dessa vez os vaqueiros correram com o espírito coletivo, pegaram três dos quatro animais, a pega encerrou logo quando anoiteceu e os vaqueiros saudaram se e anunciaram a próxima data marcada para o próximo dia (03) na fazenda Laranjeira/Barrocas.

Alguns vaqueiros no final do evento
Pessoas que não estavam participando, observando 
o evento por outro ângulo
  

Fonte: Portal Cival Anjos - Texto original: Dalney Teles  (com Edições do JANV) - Fotos: Saulo Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário