Páginas

sábado, 19 de julho de 2014

Barrocas: Moradores das casas populares de Santa Rosa sofrem com falta de manutenção nas fossas.


Mau cheiro, mosquitos, larvas, vasos entupidos e fossas vazando no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida no Município de Barrocas, têm causado aos moradores muitos transtornos, em alguns casos problemas de saúde principalmente nas crianças. 

Os quintais de praticamente todas as residências construídas passam pela mesma situação, quase não há mais espaço, em alguns casos há larvas se formando; “Em casa nem posso mais dar a descarga, usar o banheiro só indo na casa de minha mãe, porque em casa o vazo está entupido”. Contou um morador. Segundo eles, as autoridades prometeram realizar a manutenção de acordo com a necessidade, porém já cobraram a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Município e ao próprio Prefeito Municipal e nada foi resolvido.

Renilda
Enquanto isso, a solução encontrada pelos moradores é evitar o uso do banheiro, cimentar o quintal, quebrar as paredes para o esgoto escorrer e aguardar a resposta; “tem moradores que não pode mais usar o quintal para nada. O conjunto foi construído pela empresa, porém o planejamento para a instalação da rede de esgoto canalizada não foi feita, mas se houvesse manutenção o problema não estaria assim”. conta uma moradora. 

Francisco

Francisco Silva Góis, popular Xio, lamentou a situação; “As fossas tudo cheia, esgoto no quintal, minha filha está com micose por causa disso, já solicitamos ao Secretário de Obras senhor José Queiroz o Dé, e pra se ter ideias aqui nem o banheiro estamos usando, a maioria das casas estão assim, este problema é velho e ninguém resolve", desabafou.

Renilda moradora de uma das casas prejudicadas lamenta; “Minha fossa está cheia, está dando bicho, a descarga não desce, tenho duas filhas e elas nem podem ficar no quintal, porque tem esgoto. Já conversei até com o vice-prefeito e não resolveu. 

Valmir
Valmir, pai e morador do conjunto triste com a situação; “Aqui os problemas são muitos, a água que vai todinha é para fossa, e sempre enche, fizeram limpeza só uma vez e aqui dentro de casa tá feio, já cobrei ao prefeito e estamos sem solução. Meus filhos sofrem com a situação, elas não podem ficar por perto do quintal, tem casa vizinha pior que a minha, quando a fossa enche vaza caí toda no quintal, aparece bicho no vazo e já passou do limite o que estamos vivenciando”. 

Selma
O problema não é exclusivo dos quintas das residências, com a água do esgoto sem local de receptação todo escoamento corre para as ruas, e se acumula em frente das casas, uma moradora que sofre com o descaso, lamentou; “O problema da casa de uma é o da outra, é mosquito, esgoto, aqui não temos nem direito de sentar na varanda pelo mal cheiro. A rua é uma verdadeira imundice, o jardim serve pra carro transitar, moto, animal, a frente das casas ficam cheio de esgoto, por isso apelo por todos os moradores” clamou Selma Maria Reis.


Tentamos contato com o Secretário de Obras e Infraestrutura Jose Queiroz, popular Dé no dia que visitamos a localidade, para que ele comentasse o caso, mas não conseguimos, ligamos para o seu celular mas não retornou nossas ligações. Na manhã deste sábado (19), antes de postar a matéria ligamos várias vezes e mais uma vez sem êxito. O espaço para a Secretaria de Obras e Infraestrutura ou representante legal da Prefeitura se manifestar está aberta, enquanto isso os moradores, principalmente as crianças sofrem com a situação.


Mais entrevista dos moradores concedida ao repórter Victor Santos na próxima segunda (21) ao meio dia no Programa A minha A sua A Nossa Voz apresentada por Rubenilson Nogueira.


@ Nossa Voz - Da Redação, por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário