Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Instituto Yamana realiza Oficina para membros de Associações, ONGs e Cooperativas do município de Barrocas


O Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental promoveu na tarde desta quinta-feira (13), na CINECO do Colégio Municipal de Barrocas a Oficina de 'formação, organização, desenvolvimento, documentos obrigatórios, legalização e prazo de declarações para Associaçãoes, ONG’s e Entidades', o encontro faz parte do Modulo Comunitário da Fazenda Brasileiro de Desenvolvimento Mineral (FBDM). 

A instrutora Célia N. Dourado Passos, representante de Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, relatou que as maiores duvidas dos associados são sobre a diferença de Cooperativa para Associação; “A novidade para o público foi sobre a ilegalidade do comercialismo enquanto associação, que são criadas sem fins lucrativos, diferente do Cooperativismo que é o instrumento legal para a comercialização” explicou.



“Conversamos sobre a parte legal de documento, duvidas de inadimplências, programas do Governo Federal em relação a aquisição de produtos agrícolas, no âmbito municipal o Programa Nacional de Alimentação Escolar, onde agricultores podem comercializar seus produtos para o cardápio da merenda escolar” destacou Célia.


Para Karine Barreto, Analista de Comunidades da Mineração Fazenda Brasileiro, auxiliar as associações e entidades no seu desenvolvimento é uma das prioridades da mineradora; “A Empresa FBDM adota politicas de responsabilidade social, que visa o desenvolvimento local. Esta capacitação teve o objetivo de atualizar os representantes das associações para que estes locais se tornem auto sustentável” pontou.


Ao final dois grupos formado pelos participantes da oficina, ministrada pelo Serviço Social da Industria – SESI, se dividiram e apresentaram as maiores dificuldades e desafios a frente de uma associação, a necessidade de capacitação para membros e apontoaram demandas como manter a entidade com excelência na gestão e instigar jovens da comunidade a participar da associação.


Participaram do encontro mais de 10 presidentes e representantes de associações comunitárias, Secretária de Agricultura, Maria lucenir, Câmara de Dirigente Lojista, ASCOOB Sisal e Cooperativas locais.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário