Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Barrocas: Pequenos agricultores são contemplados em Projeto de Geração de Renda através do CONSISAL


Trinta famílias barroquenses serão contempladas em projeto de geração de renda para pequenos agricultores, os trabalhos já começaram a nesta sexta-feira (26) a Secretária de Agricultura Maria Lucenir acompanhou de perto o andamento da construção de cisternas na região de Nova Brasília. 

Cada família receberá em kit, incluindo cisterna de 52 mil litros, galinheiro com 200 pintos e horta orgânica, o projeto faz parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Barrocas através da Secretaria Municipal de Agricultura e o Consórcio Público do Território do Sisal -CONSISAL. 



Moradora do povoado de Nova Brasília, zona rural, distante 10 km da sede do município, a lavradora Marinalva Mota Ferreira, 52 anos, foi uma das contempladas com o kit do galinheiro, horta e cisterna que vai garantir a produção, ela comemora uma fonte de renda extra para a família, com a venda de ovos, da galinha caipira e as hortaliças. 

O Pedreiro João Daniel, 55 anos, afirma que os benefícios vai além da produção, pois as famílias poderão gerar renda; "Aqui é praticamente um emprego, acabando com a necessidade de sair para fora da cidade procurando trabalho". Ele e cerca de 5 pedreiros se dividem na colocação das placas de concreto da cisterna e cobertura. 

Pedreiro Marcos, Secretária Maria Lucenir e Vice Prefeito Joilton (Tita)
O investimento segundo a Secretária Municipal de Agricultura Maria Lucenir visa o desenvolvimento auto-sustentável das famílias, com a criação de galinha, produção de hortaliças e a captação de água para produção. Garantindo também que os produtores forneçam alimento e a carne de frango para escolas e a venda na Feira Agroecológica da Agricultura Familiar; "Um dos nossos objetivos é incluir o alimento produzido pelas famílias na alimentação escolar da cidade" destacou.



O Vice-prefeito Joilton Avelino que acompanhou a secretária na visita e avaliou positivamente a chegada dos kits à região; "as famílias tem agora espaço  e condições apropriadas para cultivar e produzir hortaliças, vender e conseguir uma renda também através do galinheiro, por isso acredito na importância desse projeto para as famílias barroquenses graças a sua capacidade e desenvolvimento sustentável", frisou Tita de Roque.  Para construção das cisternas, a Secretaria de Agricultura intermédia a contratação de pedreiros, Cenir aproveitou para avisar que atualmente precisa de mão de obra durante a execução do projeto. Interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura na sede do município.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário