Páginas

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Professor Mestre em Ciências Ambientais, alerta para a má qualidade da água captada em Teofilândia e distribuída através de caminhões pipas em Barrocas

Foto Reprodução / Janderson Oliveira Silva
O professor Janderson Oliveira Silva, 30 anos, Mestre em Ciências Ambientais (PPGM/UEFS), Especialista em Geografia e Meio Ambiente, Licenciado em Geografia, pesquisou durante 2 anos a situação da água das aguadas do Município de Teofilândia, localizado a cerca de 16 km de Barrocas, após os estudos, segundo ele foi constado que a água do Açude do Matadouro Velho, Tanque do Governo e Açude de Deda próximo ao antigo lixão apresentavam alto índice de contaminação.

Foto Reprodução / Janderson Oliveira Silva
As autoridades municipais de Teofilândia foram alertadas assim como a população.  Ao saber que o Município de Barrocas estava captando água no açude, o professor entrou em contato com autoridades barroquenses. Mas recentemente ele descobriu que os caminhões estiveram captando água mesmo após o alerta, preocupado Janderson entrou em contato com o JNV para que a população fosse alertada, leia o texto enviado pelo professor nesta quinta-feira (09):

Foto Reprodução / Janderson Oliveira Silva
"No dia 15 de agosto deste ano, apresentei na Câmara de Vereadores do Município de Teofilândia-BA a minha Pesquisa Científica intitulada: “AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL: UM ESTUDO DE CASO NOS PRINCIPAIS AÇUDES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE TEOFILÂNDIA-BA”. O evento teve como objetivo principal, compreender a situação atual dos principais açudes públicos no Município de Teofilândia-BA e sensibilizar a sociedade civil e o poder público para a preservação da água.

Foram convidados para a apresentação o poder Público Municipal e suas secretarias, a sociedade civil, representante da APLB Sindicato, profissionais da saúde e da educação, além de representante da EMBASA, Mineração, CONSISAL e Radio Pedraza FM. Inclusive convidei a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barrocas, porém não puderam vim nesse dia.

Há aproximadamente um mês alguns vereadores e o secretario de agricultura e meio ambiente entraram em contato comigo, pois tinha carros pipas de Barrocas retirando água do açude para a dessedentação animal. Porém as águas apresentam-se comprometidas quanto a sua qualidade de acordo com a Resolução do CONAMA 357/2005.

Foto Reprodução / Janderson Oliveira Silva
Entrei em contato com o responsável pela distribuição de água no município de Barrocas alertando da situação da água do açude, porém essa prática continua acontecendo até o presente momento.

Informei ao mesmo que o padrão de qualidade da água de consumo animal é determinado pela Resolução Conama 357/05. Segundo essa Resolução, a água de dessedentação animal pertence à classe 3 de água doce, e permite até NMP 1.000/100 mL de coliformes termotolerantes (BRASIL, 2005). Estes micro-organismos oferecem risco baixo ou indireto à saúde animal, embora cause surtos diarreicos e infecções urinárias aos mesmos. No açude no qual está retirando a água durante todo o estudo, foi evidenciado a presença deste micro-organismo. Estas bactérias costumam estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, solos, plantas e meios aquáticos, e que podem colocar em risco a saúde da população que utiliza-se desta água ou até mesmo alimentos. Além de metais pesado que foram evidenciado neste açude." alertou.

Na última segunda 06 de Novembro o professor foi registrar algumas fotos para apresentar uma palestra e voltou a colher evidência de que carros pipas da Prefeitura Municipal  de Barrocas continuam recolhendo água para ser distribuída no município. Fotos do Caminhão do PAC captando água no Açude do Matadouro Velho também foram registradas.

Foto Reprodução
Procurado nesta sexta-feira (10) o Secretario Municipal de Agricultura, Dedé de Quincas, informou que imediatamente ao receber a informação da má qualidade da água cancelou o roteiro "questão de 3 ou 4 carradas, mas a água realmente não presta" "...o mal cheiro, água ruim, uma cor diferente, a água não presta". Ainda segundo ele, os caminhões continuam buscando água em outras regiões, a exemplo de Bandiaçú em Conceição do Coité. 

As principais barragens do município de Barrocas já secaram. Por isso a necessidade de buscar água em outros municípios, porém é preciso buscar informações junto aos órgãos competentes quanto a qualidade da água mesmo quando para matar a sede dos animais.

@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira - Informações: Professor Janderson Oliveira Silva, 30 anos, Mestre em Ciências Ambientais (PPGM/UEFS), Especialista em Geografia e Meio Ambiente, Licenciado em Geografia

Sem comentários:

Enviar um comentário