segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Barrocas: Tradição, fé e cultura na Folia de Reis em São Miguel do Ouricuri

Fotos: Daniele Oliveira
Moradores da comunidade de São Miguel do Ouricuri, Zona Rural de Barrocas, durante anos mantém a tradição, na noite desta sexta feira (06) às 21:00h se reuniram para fazer a visita do reisado com muita cantiga e animação, o grupo escolheu a casa da dona Joana para fazer a celebração “Nós da comunidade como cultura e tradição cantamos o Reis todo ano, onde se reunimos e escolhemos a casa e em segredo saímos para cantar o Reis” ressaltou Luciene Queiroz, moradora da comunidade

O que acontece no reis? As chamadas "companhias" vão na casa escolhida para cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. “Muito bom, a gente se diverte e eu gostei que foi na minha casa esse ano, peguei até meu teclado para completar as cantigas, próximo ano será em outra casa e eu estarei lá se Deus quiser”. Disse com muita alegria e satisfação a aposentada de 64 anos, Dona Joana, que também reside na comunidade. 

Dona Joana (esquerda) recebeu o reisado em sua residencia
Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos ao menino Jesus) devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro. Um grande esforço é realizado pelas famílias festeiras para manter a tradição do reisados na comunidade, passando e ensinando de forma voluntária e pouco didática para filhos, parentes, vizinhos e comunidade em prol da preservação cultural.

@ Nossa Voz - Por Daniele Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário