Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Grande cobra foi capturada nas proximidades do Sítio Chico Mendes, zona rural de Barrocas.



Na manhã da segunda-feira (5), moradores da região do Milho Branco, nas proximidades do Sítio Chico Mendes, avistaram uma grande cobra Jibóia

O senhor Valdivino, foi chamado para Capturar a cobra evitando que pessoas, tentassem contra a vida do réptil. A captura não foi fácil, o animal estava agressivo e deu trabalho para ser imobilizado. "Se não tivéssemos capturado logo ela seria morta pois as pessoas se assustam e temendo o ataque logo jogam pedras na tentativa de abater o animal" , disse aposentado Valdivino Nogueira que com a ajuda do Comerciante Nini e do Agricultor Cezar, conseguiram capturar a grande cobra.

As Jibóias (Boa constrictor amarali) pertencem à família dos boídeos (Boidae), da qual fazem parte a sucuri, a salamanta e a periquitambóia. São serpentes de médio a grande porte, podendo chegar a 4m de comprimento.Seu corpo é cilindríco, ligeiramente comprimido nas laterais, evidenciando sua forte musculatura constritora.

Alimentam-se basicamente de aves e de pequenos e médios mamíferos, que matam por constrição. Sua pupila vertical as caracteriza como animais noturnos, embora seja comum encontrá-las em atividade durante o dia. Podem ter até 50 filhotes que nascem entre novembro e fevereiro, já totalmente formados, sendo portanto uma espécie vivípara (ou ovovivípara dependendo do autor). Ao contrário do que muitos pensam, a jibóia não engole um boi e não é a maior serpente do Brasil (a sucuri é a maior).


A cobra está presa em cativeiro, e precisa ter um destino definido, porém seguro. Os órgãos de proteção foram consultados, mas não tivemos sucesso, um pedia pra que entrássemos em contato com outro orgão. Ligamos na manha desta terça-feira para O IBAMA, ASCOM IBAMA, Cia de Polícia de Proteção Ambiental COPPA, Greenpeace, Zoológico de Salvador e o Centro de Triagem de Animais Silvestres, os dois últimos nem conseguimos falar.

A beleza da grande jibóia chama a atenção, muita gente esta apesar do medo indo vê-la de perto.

Se a Jiboiá for solta, certamente será morta ou por caçadores ou por criadores temendo o ataque aos animais. Ela não pode ficar presa, pois precisa se alimentar e pode estar prenha a procura de um local segura para ter os filhotes, pois estamos no período.

Quase 3 metros de comprimento.
Se você poder ajudar, ligue para 75 8851-1743.
Informações do cdcc.usp.br
Ronda Jornal @ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário