Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

Barrocas: Chuvas já encheram boa parte dos tanques na zona rural.



Na região de Boa União, Milho Branco, Boi Preto, Umbuzeiro e Santa Rosa vários tanques já estão transbordando, na linguagem do campo, “sangrando”, em virtude das fortes chuvas que caíram na sexta-feira e no sábado.

A maioria destes reservatórios de água estavam secos, com a longa estiagem os proprietários aproveitaram para limpa-los. Alguns pequenos agricultores contaram com ajuda da Prefeitura, através de Secretaria Municipal de Agricultura. A seca dificultou a vida de todos, principalmente do homem do campo, com os tanques cheios outra vez e a pastagem começando a despontar alguns dos problemas tendem a acabar, a falta de comida e a escassez de água são alguns, mas um deles ainda precisará de algum tempo para que volte ao normal. Com grande parte dos tanques de chão tendo secados, os peixes típicos da região morreram e agora mesmo com água em abundância eles não serão vistos,pelo menos por algum tempo já que até as grandes barragens secaram.

No passado era comum as pessoas aproveitarem as enchentes para capturar os peixes que desciam na enxurrada, hoje dificilmente veremos essa cena; “lembro-me bem de quando criança ia junto com meu avô pegar os peixes que ficavam presos no capim, (geralmente quando um tanque sangrava, a água seguia para outro) as piabas então davam um trabalho para pegar, mas depois de secas ao sol e fritas no óleo, banquete. Bons tempos àqueles”.

Por Rubenilson Nogueira

1 comentário:

  1. o brigado meu deus por ter molhado o sertão...os nordestino que mora distante ex eu moro em são paulo senpre torcendo por nossa rejião que deus senpre nos abençoi i continui chovendo na nossa rejião para que todos tenha uma boa vida...o brigado meu deus n so pela chuva mas por tudo

    ResponderEliminar