Páginas

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Fim da espera: Moradores do Velho Domingo comemoram chegada da energia elétrica

Energia elétrica é realidade para os moradores do Pov. de Velho Domingo - Fotos: Victor Santos
A ocasião é de alegria, após anos vivendo a luz de velas e candeeiro, enfim moradores do Velho Domingo, zona rural de Barrocas, podem comemorar a instalação da rede que distribui para as cinco casas a energia elétrica. A rede foi ativada na sexta-feira (8), junto com os padrões inclusos no projeto. 

"Pude ligar minha geladeira, depois a televisão e a noite passamos com a luz acesa, nem parecia verdade" contou feliz a senhora Jacira, que com surpresa, dias após ter procurado a redação do jornal (JNV), um técnico da COELBA com o antigo projeto que estava parado, visitou as casas e confirmou que a rede estava entre as ordens de serviço da empresa. 


Para oferecer segurança e a empresa instalou o transformador de distribuição em um dos sete postes que foram colocados durante o mês de novembro: "chegaram aqui vendo o projeto, tava tudo certinho e cavaram e colocando o poste, eles falaram que o prazo é para o dia 30 de novembro tá com os postes instalados" contou o lavrador Natalício Mota. Dentro do prazo tudo foi concluído. 

"Meus filhos podem fazer as coisas da escola a noite, ver tv a hora que quiser, coisas que não podiam antes. Eu falei a eles que melhorou tudo graças a Deus, já estamos alegre". disse Natalício que relembrou a frase do encarregado da empresa: "a luz de vocês está pronta, ai  foi a emoção de todo mundo" relembrou.


Quem ficou feliz também foi o lavrador Manoel dos Santos Mota, 35 anos, no seu aparelho de DVD conectado as caixas do micro system ouvia a canção do Padre Alessandro Campos. No mesmo som consegue ouvir a programação de rádios da região "eu falei que aqui ninguém ficava sabendo de nada do que acontecia, sem tv, sem ouvir rádio, agora eu que escolho a hora de assistir, ouvir o que quero com a energia que chegou". 

O candeeiro que foi companheiro durante muito tempo na casa de Sr. Luizão, vai ficar no cantinho guardado: "a casa do veio ficou bonita, tá tudo certinho com a energia porque antigamente eu era me batendo no candeeiro e minha casa agora tem luz e energia toda hora" comemorou o aposentado. 

"Já foi o tempo do escuro, que agora eu só aperto e a luz tá ai iluminando a minha casa toda". brincou. 

Aos 85 anos de idade, Luiz Mota, cuida de vacas e ovelhas em sua propriedade. A lida diária do aposentado começa cedo, às 5:30 ele alimenta com palma, mandacaru, milho e farelo a criação que serve para alimento para as famílias vizinhas. 

A conquista dos moradores foi uma reivindicação que chamou atenção dos sites e rádios da região, ganhou proporção com a matéria: Barrocas: Famílias vivem sem energia e água encanada no Povoado de Velho Domingo. Felizes, mesmo sem ainda sem a sonhada água encanada, as famílias afirmam que a energia elétrica facilitou a vida durante o dia e principalmente a noite. 


@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário