Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Pequenas barroquenses alertam sobre lixo eletrônico e descarte inadequados

Foto: Reprodução
As alunas do Professor Robenildo Brito, do 6º ano da Escola Futuro Feliz, demonstraram bastante consciência sobre o uso de equipamentos eletrônicos, e as formas inadequadas de descarte. O tema não só é atual, como deve ser cada vez mais abordado diante dos efeitos evidentes na natureza e por consequência, na vida na terra. A abordagem serve também como um alerta para a sociedade. Leiam abaixo!

LIXO ELETRÔNICO E DESCARTES INADEQUADOS

Sabe-se que o uso de equipamentos eletrônicos como smartphones, tabletes e outros, vem aumentando exageradamente nos últimos tempos.

As pessoas, principalmente os jovens e adolescentes, ficam fascinados com tamanha tecnologia que não param para analisar os seus efeitos no meio ambiente. Mal sabem que a produção de resíduos contém substâncias químicas grandemente nocivas, ocorrida desde a fabricação dos componentes até as embalagens que os envolvem.

Quando descartados irregularmente, partes desses equipamentos e computadores entre outros lixos eletrônicos podem contaminar o planeta poluindo rios, solo e ar, causando sérios danos a vida. Por esse motivo é preciso fazer o descarte correto desses materiais, com ações para reduzir o lixo eletrônico, doando esses materiais, separando todos de forma correta.

Quando esses eletrônicos são descartados incorretamente em lixões, aterros e terrenos baldios, ocorrendo grande risco de contaminação ao meio ambiente, pois esses aparelhos contêm substâncias químicas como, mercúrio, cádmio, arsênio, cobre e outros, que contaminam o solo e os lençóis freáticos e assim acabam contaminando os mananciais e suas águas que são encaminhadas para rios e mares e poluindo plantas, animais e os seres humanos.

Assim a população tem que ser consciente, não jogando lixos eletrônicos em locais inadequados, pois não tem necessidade, até porque atualmente há outros meios de destinar corretamente, tendo em vista que existem diversas empresas interessadas em comprar os materiais recicláveis.

A população pode contribuir para reduzir os efeitos danosos, consumindo menos, não comprar produtos sem necessidade, comparar apenas produtos que tenham mais durabilidade, doando ou vendendo os aparelhos antigos entre outros cuidados.

Cuide do meio ambiente! Cuide da vida! Cuide da nossa e das outras espécies! Para fazer o descarte destes lixos corretamente procure os pontos de coleta das Cáritas, Superintendência de Meio Ambiente e a Sec. Municipal de Saúde. Comece ainda hoje fazendo a sua parte!

Bruna Oliveira, Yamille Queiroz, Cháila Maria, Chaiana Maria, Lohana Beatriz, Lorena Miranda Araújo, Mellissa Emily

Alunas do 6º ano Escola Futuro Feliz - Disciplina de Ciências- Professor Robenildo Brito

@ Nossa Voz - Educação (Reprodução)

Sem comentários:

Enviar um comentário