Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Barrocas: População foi às urnas e elegeu os membros do Conselho Tutelar que atuarão no quadriênio 2020-23

Reprodução
Os conselheiros eleitos neste domingo (06), serão responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes no pequeno município de barrocas, localizado no Território do Sisal. Foram escolhidos 5 conselheiros titulares com mandato de 4 anos, atuando no quadriênio 2020-2023além de 7 suplentes. Os salários são pagos pelo município.

A votação aconteceu em todo país. Em Barrocas, quase 3 mil pessoas compareceram às urnas durante a manhã e tarde do domingo. A votação aconteceu nas instalações do Colégio Municipal de Barrocas. A candidata mais votada foi eleita com 492 votos. Dos cinco eleitos, três já atuam como conselheiros no município. Todo o processo foi coordenado pelo CMDCA e o resultado foi apresentado pela presidente senhora Luzinete Lima Costa Ferreira. 

O Que é o Conselho Tutelar? É um órgão permanente e autônomo, com competência territorial de um município, que deve ter atendimento disponível 24 horas por dia e responsabilidade de zelar pela proteção dos direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes. É obrigado a prestar contas. Quando, por exemplo, uma criança é agredida, maltratada ou vítima de algum abuso ou crime, o Conselho Tutelar é acionado para participar da investigação e, em alguns casos, acolher menores que ficam desamparados, sem terem parentes que possam abrigá-los, ou quando os pais são retirados do poder familiar.

Atuarão a partir do dia 10 de janeiro do ano que vem, como conselheiras, Irene, Ângela, Jaque, Stela e Maurina, respectivamente. (Ver imagem).

Reprodução 

O processo de seleção dos conselheiros foi iniciado em abril com as inscrições dos candidatos. Para terem a candidatura homologada, os inscritos fizeram antes uma prova com questões objetivas e subjetivas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. 

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira
Com informações do G1

Sem comentários:

Enviar um comentário