Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Batalhão no Umbuzeiro.

A tradição do batalhão vem de muito tempo, da época dos nossos avôs que viviam trabalhando de enxada, preparando a terra para plantar. O batalhão era uma força onde os trabalhadores se uniam para juntos capinar, destocar ou roçar a terra. Eram todos juntos cantando o batalhão.

Mantendo essa tradição, o Violeiro Juliano morador do Umbuzeiro em Barrocas recebeu os amigos para o Batalhão. Às 14h30min começou o Batalhão com os participantes cantando o Boi de Roça, os foguetes anunciavam o trabalho na roça, que no fim da tarde já estava completamente limpa, e os participantes ainda brincaram dizendo que era muito pouco. Os mais velhos como João de Rainha, Miguelzinho do Alagadiço, Silvestre e Zé Dano que era o dono do Batalhão tentam fazer com que a tradição seja passada de geração para geração, assim Jô de Toinho Cachaça um dos mais novos já iniciou bem, cantando várias chulas.
No fim do Batalhão muita comida, Mocotó, Galinha Caipira e Cachaça, “Folha poder” e vinho. A Bandeira foi cantada às 18:30, com samba, e cada um puxava uma chula, os moradores da comunidade de Umbuzeiro assistiam tudo de perto.
Celso da Casa do Sertão também esteve capinando, e disse: “Nossa tradição é o batalhão que é de enxada na roça. Batalhão é na roça, é cantando e limpando o mato ao mesmo tempo. Era um dia em uma roça e ao dia seguinte em outra, agora depois do bizouro (trator) ninguém está usando mais essa tradição”. (Celso Coelho).

Esta tradição não pode morrer, pessoas como Coelho e Juliano fazem de tudo para deixar viva algumas das nossas tradições, nós do Jornal apoiamos qualquer manifestação cultural, pois só assim teremos reconhecidos os nossos valores.

Veja o vídeo aqui.
Por Rubenilson Nogueira – Fotos: Berlane.

Sem comentários:

Enviar um comentário