Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Barrocas - Uma filha da estrada de ferro.

Trem de Ferro, aguardando o momento de partir.
FOTO: Matheus Nogueira
A cidade de Barrocas está situada na região do Semi-Árido (caatinga) do estado da Bahia. Fica a 255 km da Capital pela antiga Estrada de Ferro Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB) que liga Salvador a Juazeiro, com Privatizada hoje o nome de Estrada de Ferro Centro Atlântica.
Esta terra acolhedora e tão querida por seus filhos e pelos nativos que aqui chegaram, viveram, ajudaram-na a crescer e prosperar, tem suas origens na Estrada de Ferro. Ela DEVE A ferrovia não só seu nascimento, mas seu progresso e crescimento. Seus filhos, desde o berço, eram embalados, acordados, acalentados pelo saudoso apito das locomotivas a vapor, carinhosamente apelidadas de "maria-fumaça".
Quando o sino da estação badalava anunciando uma partida de um trem da estação vizinha, uma população se alegrava. Era o anúncio de que talvez, um parente, um amigo, um namorado viessem chegando no trem de passageiro. O trem trazia também notícias da Capital do Estado, do Brasil e do mundo, Através do jornal "A Tarde" ou da revista "O Cruzeiro". Durante a Segunda Guerra Mundial (1942-1945), jornais e revistas, vindos do trem traziam notícias da guerra.

Comércio na Estação
Quando o trem apontava para as bandas do Barracamento ou Velho do Tanque do Sítio Novo (hoje Pista de Bicicross); Mães vender vinham de famílias carentes estação às doces aos passageiros, arroz-doce, café, galinha assada, jovens e crianças vendiam pães em Cestos, bolachas, biscoitos e água em moringas de Barro - Água Barrenta, de tanque ou tirada do trem anterior, mas que matava a sede e refrescava.
(Trecho do livro Barrocas uma filha da Estrada de Ferro)
Lembranças e Saudades.
Por ser filha da Estrada de Ferro, Barrocas acostumou os seus filhos com barulho do trem, principalmente os que moram ao lado da linha, ouvir uma buzina é como escutar um sinal confirmando que estamos realmente em Barrocas-BA. Infelizmente já não contamos com os saudosos trens de passageiros, no qual tive uma satisfação de um dia andar, guardo na memória este momento, e imagino como seria bom se pudéssemos viajar com nossos filhos de uma Barrocas Serrinha nos vagões de passageiro. Meu avô Miguel me conta muitas histórias sobre a linha férrea, sobre o Trem, algumas sobre a Maria Fumaça, segundo ele dava para escutar o barulho das engrenagens e até ver de longe uma fumaça que ele soltava. Se houvesse um acidente todos corriam para ver os operários da antiga "Leste" E ainda trabalhando escutar as histórias que contavam enguias.
Por Rubenilson Nogueira.

Se você se lembra de alguma história, casos e acontecimentos sobre a Linha Férrea, conte pra gente. Para isso basta comentar abaixo. OBRIGADO.

1 comentário:

  1. SOU NETO DE (DEDÉ DE ANJINHO)QUE MORAVA AO LADO DA LINHA DE FERRO,ADORAVA FICAR NA CASA DE VOVÔ,SÓ PARA VER O TREM CHEGANDO,TODA VEZ QUE PARAVA NA ESTAÇÃO SAIA CORRENDO PARA VER SE TINHA ALGUM CONHECIDO.LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE DAS HISTÓRIAS PERIGOSAS QUE VOVÔ CONTAVA SOBRE OS ACIDENTES,SÓ PARA NÃO IR BRINCAR NA LINHA,POIS,ERA O QUE EU MAS GOSTAVA.SERÁ QUE UM DIA VAMOS VER O MOVIMENTO OUTRA VEZ,DO SALDOSO TREM DE PASSAGEIROS TRANSPORTANDO PESSOAS SERRINHA-BARROCAS?

    ResponderEliminar