Páginas

terça-feira, 9 de março de 2010

Vôlei – Ball em Barrocas.

Como tudo começou.

A quadra ainda sem muro.
O Vôlei - Ball chegou por aqui em 1982, trazido por Augusto filho do João Olegário (in memória) então prefeito da cidade. As primeiras partidas foram disputadas na antiga quadra do Centro Educacional Desembargador Júlio Virgílio, infelizmente com a “queda” da cidade para a condição de distrito, a família do senhor João voltou a morar em Feira de Santana com isso parecia o fim do vôlei já que os atuais responsáveis pela quadra, não permitiam que ela fosse utilizada.

O recomeço.

A vontade de praticar esporte estava viva, e em 1990 Edmário Trabuco, Macionei, Marlon, Lucas, Junior, Deny, Anadson e Marcone (in memória) Adriano, Patrício, Dudu, Tito , Renato P.O. e outros aproveitando um dia chuvoso, utilizando enxada, pá e dois carros de mão trabalharam duro no terreno que anteriormente seria construído a prefeitura e iniciaram a tarefa de nivelar a área para virar uma quadra de vôlei de areia, essa espaço era declinado e precisou de muito esforço e colaboração de vários voluntários. Logo surgiram mais amigos para participar e o vôlei voltou à ativa. No primeiro dia utilizaram-se duas flechas e uma corda como rede. Obs: A Pá de P.O. era furado no meio.

Já murada, recebe atletas das diversas cidades
em um dos vários torneios que foram realizados.
Edmário que trabalhava na Mineração Vale do Rio Doce, e jogava vôlei com os colegas de trabalho, conseguiu uma bola usada, doado pela empresa. Neste novo local as coisas foram acontecendo, veio à primeira rede de verdade, e a prática do esporte foi se intensificando, algumas duplas se destacavam e logo o primeiro torneio aconteceu. A quadra foi murada, colocaram-se areia, e aos pouco o sonho se tornava realidade, o trabalho era cansativo, mas compensava. Num espaço melhor, os atletas se destacavam e começavam a conquistar títulos, Barrocas se tornava uma das cidades que melhor jogava vôlei na região. A fama era tamanha que como lembra Júnior Trabuco, certa vez foram barrados de disputar um torneio no Cajubar em Serrinha, pois os organizadores alegavam serem os atletas barroquense de outro nível. As duplas de Barrocas só jogariam separadas. Nossa cidade se destacava por realizar bons torneios, foram 07 Intermunicipais, com a participação de duplas das cidades de: Tucano, Araci, Teofilândia, Serrinha, Biritinga, Conceição do Coité, Candeal, Ichú, Santa Barbara, Feira de Santana, Sobradinho, Anguera, da Capital do estado: Salvador e de outros estados como uma dupla de Aracajú – Sergipe. As duplas de Barrocas eram convidadas para participar de torneios em todo estado e sempre com boas apresentações, como aconteceu em Anguera, onde as três duplas daqui ficaram nas três primeiras colocações: Edmário e Marlon (Campeã) Júnior e Deney (Vice) e Macionei e Diomendes (Terceiro). A quadra de vôlei atraia os jovens para a prática do esporte, e novas duplas se formavam, além dos homens as mulheres também jogavam. Foram elas: Selma, Alisandra, Branquinha, Leide, Cássia, Ana Clécia, Wily, Mirla e Eliane, dentre outras. Nossas principais duplas masculinas eram: Edmario e Marlon, Júnior e Deny, Macionei e Diomendes.

Que não seja o fim!

A situação lamentável que se encontra o
espaço. Tristeza e revolta.
Esta história que nos orgulha, no momento esta apenas na memória, pois ao fim de 2008, o então prefeito, alegando ser necessário “destruir” a antiga quadra para assim conseguir verbas direcionadas a construção de uma Praça com uma nova quadra de vôlei de areia, colocou um trator para fazer terraplanagem e a quadra deu lugar a um terreno baldio.

Foi por acreditar nas boas intenções que os atletas e moradores aceitaram. Não foi o que aconteceu, como mostra a foto o local está abandonado, e por enquanto só promessa. Muitos jovens que gostam do vôlei estão impossibilitados de praticar o seu esporte favorito.

Esperança.

Que momentos como esse volte a acontecer
é o que esperamos.
Clamamos aos atuais administradores para que reconstrua a quadra de vôlei de areia, resgatando lembranças de bons momentos, honrando àqueles que derramaram suor naquele espaço e já não estão conosco, todos que lá jogavam, os seus familiares e amigos esperam em ver a merecida homenagem a José Anadson e Marcone Carvalho de Queiroz e sonham ver novos atletas orgulhando a nossa cidade.


Por Rubenilson Nogueira


4 comentários:

  1. Que legal velho!!!
    Bem lembrado em...
    já jogue muito nessa quadra de Vôlei..
    Só que eu era muito ruinnn
    Pior que eu só cabeção...

    ResponderEliminar
  2. Ótima materia sobre o voley de Barrocas, so ficaram mesmo as lembraças espero eu como um dos atletas desse esporte fabuloso que o prefeito reconstrua a nossa "povo Barroquense" quadra de volei de areia.
    Quero parabenizar ao jornal pela iniciativa e parabenizar Edimario por trazer a evolução do volei aqui para barrocas, sendo que jogavamos na area de terra vermelha ainda declinada e quando ele chegava do serviço ficava nos assitindo a jogar nesse terreno ainda baldio cheio de espinhos e com lixo. Assim resolveu jogar conosco e sim houve a ideia de planiar o terreno, jogar, areia, fazer o primeiro torneio e depois murar e assim completando a a costrução da quadra de areia, tendo inico aos grandes torneios que movimentavam a cidade.
    Nos mais abraço a todos.

    ResponderEliminar
  3. poxa meu karo rubenilson ótima materia sobre o velley barroquense agora gostei vc buscou no fundo do baú
    com certeza essa quadra de volley mim faz relembrar os velhos tempos ok abração
    edmario trabuco

    ResponderEliminar
  4. por velho não lembro de vc mas este volley me tras grandes recodações, eu aldsom e adiltom algusto edmario jogamos muito tempo juntos e depois iriamos tomar umas geladas como sempre. nos tenhamos um grande colega que si chamava jorge moar não gostava do volley ficava esperando o jogo acaba para come àgua conosco,valeu mesmo grande memoria deste volley.a gostaria que si fosse fazer um comentario em memoria do meu grande amigo jorge moar mas muito grande amigo mesmo.a so par lembra de mim elcinho o neto de joão olegario.

    ResponderEliminar