Páginas

domingo, 9 de maio de 2010

Capacete: É pra proteger ou pra fugir da polícia?

Depois que a Lei Federal que versa sobre o uso do capacete passou a ser cumprida na cidade, acompanhamos que a grande maioria dos motoqueiros vem obedecendo à determinação. Mais é fato que ainda há pessoas que não aderiram à normativa, não se sabe ao certo o que leve estas pessoas a descumprirem uma lei que visa proteger o próprio indivíduo, talvez se sintam superior aos demais, povo que tiveram que se esforçar para comprar o capacete, e em alguns casso quem descumpre são pessoas que deveriam dar exemplo. O mais impressionante nisso tudo é que alguns motoqueiros são vistos andando sem o acessório de segurança na cabeça, e sim pendurado no braço, além de não se proteger aumenta o risco de acidente. Tal situação pode ser observada com mais freqüência nas estradas que ligam a cede aos povoados, até parece que o capacete serve apenas para passar pela polícia, ao sair da cidade alguns retiram a proteção e seguem viagem. Há pouco tempo um motoqueiro morreu em Conceição do Coité, com o capacete pendurado no braço, ao se chocar em uma cerca, o filho da vítima lamentou o ocorrido e disse que por várias vezes havia conversado com o pai sobre a proteção. Para piorar a situação, a indicação 036, aprovada na Câmara Municipal por unanimidade, pede que o uso do capacete não seja obrigatório no perímetro urbano, ou melhor, será proibido usar capacete dentro da cidade. É claro que para virar lei o Prefeito Municipal terá que sancionar, espero que não o faça, pois será um retrocesso, uma”brecha” para que ninguém mais use o capacete, que diga-se de passagem já esta salvando vidas. Em conversa com um motorista de ambulância que trabalha no Hospital Municipal, fomos informados que nos finais de semana, depois que o capacete passou a ser exigida, as transferências de paciantes vitimas de acidentes caíram 60%.

Senhores motoqueiros, em caso de acidentes, é você e o seu carona que poderão se machucar, não é a polícia, nem eu que escrevo este texto sentado. Pense nisso, e continue utilizando o capacete. Com a vida não se brinca!

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN
Art. 1º É obrigatório, para circular na vias publicas, o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado.
Por Rubenilson Nogueira.

5 comentários:

  1. Tem que observar a lei do uso do capacete nas vias públicas. Nada de exceção com essa lei municipal que querem criar em Barrocas. Tem que conscientizar os usuários de moto que devem se proteger e proteger os seus caronas.
    Estar atento também para com aqueles e aquelas que conduzem crianças na garupa das motos e até sobre o tanque de combustível. Um perigo e desobediencia às leis do trânsito.
    Que dizer daqueles circulam com as motos de pneus carecas? e dos que pilotam as motos embriagados? Caso de polícia!
    Também sou motoqueiro. Já sofri vários acidentes indo ao trabalho de moto. Estou vivo ainda porque, nos acidentes, estava sempre de capacete, de botas e com roupa adequada.

    ResponderEliminar
  2. Legal essa de NÃO USAR capacete. ESTÁ REFLETINDO MUITO BEM O TIPO DE VEREADORES que a cidade tem: Tudo "Jeca da Roça" que fazem a vergonha de querer retroceder o desenvolvimento. Eu adoraria estar nessa noite na câmara de ENVERGONHADORES...

    ResponderEliminar
  3. Essa semana, um aluno meu apareceu na sala com a cara toda arrebentada e remendada porque caiu da moto, e NÃO USAVA CAPACETE. Essa lei vai acabar quando um "Vereador" morrer com traumatismo craniano(coloquei entre aspas porque é PRECISO SER MUITO BOM PRA ISSO, E NÃO SER OS QUE BARROCAS TEM NESSE MANDATO)

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente, caso essa lei seja aprovada, não deixarei de utilazar o capacete. Gosto de minha vida. Só falta agora ser multado dentro do perímetro urbano por estar usando o capacete. Pois, pelo visto o uso vai ser proibido! Isso, definitivamente é uma piada!

    ResponderEliminar
  5. Kkkk isso foi realmente engraçado Tarcilio. Mais é realmente triste ouvir uma coisa dessa, proibir o uso do capacete item de segurança que só vem a beneficiar a todos os condutores e passageiros de motocicletas e novamente concordando com vc não deixarei tambem de usar o capacete! Tambem gosto da minha vida ..Os fatos então ai. Mortes e mais mortes por falta do uso do capacete !

    ResponderEliminar