Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O ataque dos Potós.

Um dos alunos atacados
pelo inceto.
Alunos do Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, estão sofrendo com surto de potós. O inseto já faz várias vítimas, além de alunos até os funcionários tem sofrido com a ação destes incômodos bichinhos. Por ser um inseto de hábito noturno a maioria dos casos acontece à noite, deixando muita gente com manhas e até feridas que incomodam bastante.

O paederus irritans nome científico do POTÓ é um inseto da Ordem Coleoptera, família Staphylinidae, esta ordem engloba besouros e escaravelhos, mas este indivíduo se difere muito dos outros membros da família pois seu corpo pequeno e roliço lembra mais uma formiga que um besouro.

Ao observarmos o potó vemos cabeça e tórax de coloração enegrecida assim como o abdomen, sobre o qual há partes entremeadas de cor amarela. Temos um par de antenas emergindo da cabeça e outras do abdome , com presença de pêlos, o que faz ele se locomover feito um escorpião; além disso, possui um par de pequenas asas posteriores, o que lhe possibilita voar.

O grande problema é que quando o inseto pousa sobre a pele da pessoa, esta inadvertidamente bate sobre o inseto contra pele, no intuito de matá-lo, justamente o bastante para a liberação da substância pederina, ocasionando assim as lesões de inflamação, formação de bolhas e feridas abertas, geralmente em áreas expostas do corpo, tais como braços, ante-braços, face e pescoço.

Segundo nos informou um aluno a direção do Colégio já esta providenciando a dedetização para acabar com a ação destes insetos.
Por Rubenilson Nogueira
Com informações da Wikipédia.

1 comentário:

  1. Acho que isso já foi resolvido segunda não teve aula pra dedetização co colégio
    Valeu Rubenilson pela matéria os alunos agradecem

    ResponderEliminar