Páginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Campanha Pare de Errar no trânsito.

DSCF6045

Foi realizada na última quarta – feira (12) de janeiro de 2011, no Auditório do Colégio Municipal de Barrocas uma palestra com o objetivo de conscientizar a população barroquense sobre a situação do trânsito na cidade.

DSCF6042Promovida pela ADERB e em parceria com a CDL, DETRAN, Prefeitura Municipal de Barrocas, tendo a frente o Senhor Antonio Silva, popularmente Tonho da Lagoa da Cruz, que preocupado com a condição do trânsito da cidade, especialmente dos acidentes que vem acontecendo em números cada vez maiores, buscou parcerias com entidades, empresários e membros da sociedade civil, e organizou tal evento, onde contou com representantes de vários órgãos e entidades, sendo eles: Silenaldo (coordenador) e Urias ambos representantes do DETRAN – Serrinha, a Enfermeira Val – representante do Hospital Municipal (saúde), Sargento Amorim – Polícia Militar DPM - Barrocas (Segurança pública), Rubenilson Nogueira Presidente da CDL, Prefeito Almir de Maciel e por fim Dery e Evandro Ramos, representantes de auto-escolas, que juntos com Tonho fizeram parte da mesa.

Dery e o Instrutor Evandro Ramos da auto-escola foram os primeiros a se pronunciarem e em suas palavras tentavam passar para os presentes dicas de como conduzir carros ou motos com segurança, mostraram slides e vídeos de acidentes e suas consequências, e de certa forma, conscientizar o público.

DSCF6048O segundo foi Urias (DETRAN), ele alertou sobre a importância da Habilitação, do procedimento que se faz para consegui-la, em especial às aulas, pois são nelas que os futuros motoristas aprendem as maneiras corretas de atuar no trânsito, assim como é muito importante os exames médicos, pois eles detectam possíveis causadores de futuras “dores de cabeças”. Logo após seu pronunciamento, foi a vez do Coordenador do DETRAN-SERRINHA, o Sr Silenaldo, e ele ressaltou os índices de veículos em Barrocas, que em Dezembro de 2010, já se encontrava em 2.125 unidades, sendo esse número apenas dos licenciados, e que com certeza o total seria muito maior, pois há muitos que não estão licenciados por Barrocas. A nossa cidade tem um número maior de veículos do que Lamarão e Biritinga, com 434 e 1.310 respectivamente. Falou também sobre cuidados que devemos sempre tomar quando estamos conduzindo veículos, como por exemplo: o uso de cinto de segurança e o capacete. Sobre uma lei que foi aprovada na Câmara, que versa sobre a proibição do equipamento de segurança no perímetro urbano,  disse: “Gente, não existDSCF6050e em lei nenhuma proibir o uso de capacete. Isso é um absurdo, isso é ferir a Constituição, isso é ferir o CTB, não pode lei nenhuma municipal contrapor uma lei federal, não existe isso, em lugar nenhum se proíbe o uso do capacete e o capacete não é... não cai como exigência do Sargento Amorim, ele não ta exigindo pra ele não, ele está apenas cumprindo seu papel...”

Por fim ressaltou sobre os perigos dos animais na pista, e que a população deve se organizar para que essa situação seja mudada.

DSCF6052A 4ª pessoa a falar foi à enfermeira Val, ela advertiu sobre o sofrimento que se passa após um acidente de trânsito, que só a família e quem vivencia aquilo pode sentir. Mostrou em slides, fotos de acidentes e durante esse momento foi falando sobre os que causaram, como por exemplos: a falta de orientação, a falta de atenção, entre outras negligências. Afirmou que já se encontra em Barrocas há seis anos e o número de acidentes envolvendo inclusive motos só tem crescido, e que após a inauguração da BA411, esse problema tem se agravado, por fim pediu que a sociedade se organizasse, pois não se pode mais está em casa e receber a notícia que um familiar nosso se encontra morto ou traumatizado por acidentes de trânsito.

DSCF6054O 5º a falar na noite foi o Sargento Amorim (Policia Militar), ele se apresentou, e depois mostrou que todo esse trabalho que vem desenvolvendo com relação ao uso de capacete entre outros, tem que ser feito, pois ele segue um regimento no qual direciona suas funções e que caso não faça ele sofrerá penas estabelecidas também no regimento. Em suas palavras também ressaltou a compreensão do que é trânsito, que as pessoas possam ter com relação ao seu trabalho. Ele comparou atitudes da sociedade e de representantes da mesma, como o Sistema Feudal da Idade Média, já que estamos na Idade pós-moderna tais comportamentos deveriam ser extintos, como por exemplo: saber discernir o papel de cada um profissional ou responsável, prefeito na prefeitura, padre na Igreja, pastor na Igreja, policial na segurança e assim por diante, coisa que não está se vendo por aqui.

Por fim pediu que a Secretaria de Educação possa implantar palestras sobre o trânsito nas escolas, pois assim educará as crianças e jovens.

O prefeito Almir falou sobre a questão das multas, pois às vezes a policia multava pessoas que não tem condições financeiras, ressaltou que o melhor trabalho para que essa situação mude, é a conscientização da população, ressaltou também a questão dos animais na pista, o qual classificou como um problema grave. Por fim agradeceu a todos os presentes.

DSCF6067O último a falar foi o percussor do encontro Antônio Silva (Vice-Presidente da ADERB), ele explicou sobre como organizou o evento, falando sobre todos do comércio que o apoiou. Disse também que com seis meses irá haver outro evento como o mesmo para ver os frutos desse trabalho, agradecendo a todos os participantes e a todos que colaboraram.

Ao fim do evento houve o sorteio de vários equipamentos e acessórios para motos e carros, para as pessoas que estavam presentes.

DSCF6073-horz-vert                                       Parte dos ganhadores

Que fique as lições, os exemplos pois…

Estamos perdendo nossos jovens, nossos pais de famílias, nossa felicidade, NOSSAS VIDAS!!

Outras imagens:

DSCF6030O público presente, escutou atentamente as falas dos palestrantes.

DSCF6081Organizadores e representantes das entidades parceiras.

Por: Antonio Zacarias - Cobertura Texto e Fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário