Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Desvendado o mistério em Barrocas

DSCF5184

Desde o domingo dia (12) algo inusitado vinha acontecendo em uma LanHouse de Barrocas. Tudo começou quando um funcionário percebeu o aquecimento de parte do piso do estabelecimento. Logo a notícia se espalhou e várias pessoas foram ver de perto o que estava acontecendo. IMG00020Cada visitante tinha uma teoria, um palpite, havia aqueles que achavam ser gás proveniente de decomposição de lixo, outros pensavam ser carbureto, tinham os mais otimistas que diziam ser águas termais ou até petróleo. Já os técnicos preferiram apostar que o aquecimento provinha de eletricidade. Um vereador chegou a dizer na Cessão da Câmara que era o fogo do inferno naquele lugar. Esquecendo-se que os cidadãos barroquense estavam indo voluntariamente ao local. Vindo de quem veio já era esperado.

DSCF5226-vertO mistério atraiu não apenas os cidadãos barroquenses, mas também a imprensa da Bahia. A TV Itapuan afiliada a TV Record foi a primeira a visitar a cidade, logo na terça-feira, e retornou no dia seguinte.

Para tentar solucionar o problema e acabar de vez com o medo que se instalava principalmente nos moradores da rua e nas pessoas que trabalhavam próximo ao local, o proprietário do estabelecimento pediu que a COELBA viesse ao local, na visita os técnicoIMG00013s não identificaram problemas na rede elétrica. Como situação continuava, e até piorava houve mais um contato com os geólogos da MFB que desta vez confirmaram que viriam a cidade, e assim fariam uma análise para saber se o local poderia ser aberto.

Com a propagação da notícia nos blogs e sitas da região, a BAND entrou em contado para saber maiores detalhes. Nessa quinta-feira a emissora esteve na cidade pela manhã e além de populares entrevistou um Engenheiro Ambiental que a pedido da Prefeitura Municipal foi à LanHause. O Engenheiro levantou algumas hipóteses, segundo ele poderia ser relacionado à energia ou gás metano, e ainda possibilidades remotas de serem águas termais.

SAM_0765A equipe de Geologia da MFB com quatro profissionais chega a Barrocas por volta das 14:00h e às 15:45h iniciam os vários testes feitos antes do início da perfuração. Dois pedreiros começaram a quebrar o piso com muito cuidado, pois se fosse gás, segundo os Geólogos qualquer faísca poderia causar uma explosão.

SAM_0794Conforme a escavação se aprofundava a temperatura aumentava, e a terra que sai do local de tão quente não dava para segurar, algumas pedras também tinham temperatura elevada. Um fio surge e alguns testes foram feitos, mesmo com a energia ligada eles não continham carga. Chegou-se a descartar a hipótese de descarga elétrica, e amostras do solo começou a ser recolhido pelos geólogos. Do profundo buraco saia um vapor muito quente. O eletricista Hugo chegou a afirmar que não SAM_0796teria como ser uma descarga elétrica. Em certo momento resolveu-se aumentar o diâmetro do buraco, e o proprietário foi consultado e autorizou a escavação, pois queria que o mistério chegasse ao fim e todos voltassem às suas atividades.

Com a ampliação do buraco percebeu-se o primeiro indicio para desvendar o mistério, uma haste de fio terra é encontrada abaixo do segundo piso do prédio (piso antigo) e assim outra vez se cogitou a ligação com energia elétrica. A rede que estava desligada foi religada e se confirmou que o calor emergia da haste, que de alguma forma vinha recebendo descarga.

SAM_0806As cerca de 200 pessoas que aguardavam o resultado do lado de fora do prédio ansiosas, logo souberam do resultado, alguns se mostravam aliviados, outros frustrados, pois sonhavam com a transformação da cidade num pólo turístico, imaginando que a temperatura tinha relação com águas termais.

O nobre vereador (censurado) se equivocou em dizer que o fogo do inferno arde em solo barroquense, porque em terra de gente honesta, trabalhadora, humilde, bondosa o mau não impera, pode até ter uns “diabinhos”, mas estes até Deus já deixou de lado.

Nesta noite de quinta-feira o movimento na lanhouse começou a ser restabelecido e logo tudo voltará ao normal se Deus do Céu quiser.

Da Ronda @ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário