Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Árvores centenárias tiveram que ser derrubadas.

DSCF5719Por volta das 08:00h da manhã dessa terça-feira (21) iniciou-se o processo de corte e derrubada de duas árvores que segundo os mais velhos são centenárias.

DSCF5702As duas árvores já estavam mortas há anos, e devido à queda dos galhos secos teve que ser derrubada, mesmo assim o fato chamou a atenção de várias pessoas que foram à Rua da Estação, próximo ao Centro de Abastecimento para ver o momento da derrubada.

DSCF5704Lá entre outras pessoas estava o senhor Arlindo de 65 anos, ele nos disse que se lembra das árvores de quando ainda era criança, segundo ele trata-se de dois pés de “floboian”, Arlindo disse ainda que o terreno onde ficavam as árvores era de propriedade do senhor Pedro Teles, local onde também tinha muito sisal. Pedro Teles, segundo Arlindo trabalhava na LESTE e foi Delegado em Barrocas.

DSCF5706O senhor Paulo Anastácio de 85 anos também acompanhou a queda das árvores e nos disse que quando chegou há Barrocas em 1960, as duas lá já estavam e já eram desse mesmo tamanho. “eu ainda me lembro delas bem verdinhas, cheias de flores, era muito bonito” disse seu Paulo como é conhecido.

Os depoimentos confirmam que as árvores são realmente centenárias, e fazem parte da história de Barrocas, infelizmente tiveram que ser derrubadas.

DSCF5694O senhor conhecido como Nofa que estava fazendo o serviço com uma moto serra, e devido à espessura dos troncos precisou de uma enchedeira para ajudar na derrubada, ao ser perguntado se essas foram às maiores árvores que ele já derrubou disse que sim, e complementou “sinto muito por serem antigas, centenárias” e aproveitou para sugerir que os administradores utilizassem os troncos para fazer mesas e bancos para a pracinha da rua.

DSCF5723Em um dos troncos há conforme as pessoas presentes, dois enxames de abelhas do tipo mandasaia arranchadas há anos.

Quanto ao tipo de árvore Nofa acha que é um tamburi, diferente de Arlindo que disse ser um floboian, fica a dúvida, e você leitor pode nos ajudar comentando esta matéria.

Outras imagens:

DSCF5692

DSCF5712

DSCF5713

Da Ronda @ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário