Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

10º Passeio Ciclístico de Barrocas

SAM_0841Mais uma vez aconteceu em Barrocas o Passeio Ciclístico, sendo um dos maiores evento desse esporte na região do sisal, esse ano comemorando seus 10 anos. Dos quase 200 ciclistas escritos, havia participantes de Teofilândia, de Bandiaçu, Serrinha, e dos diversos povoados.

PC 1º-horz-vertA Historia do Passeio Ciclístico de Barrocas começou no ano de 2001, quando um grupo de amigos resolveu tirar um domingo da rotina e sair passeando de bicicleta e “tomando umas” pelos povoados, daí o nome do grupo Bebos Ciclistas. A idéia foi aprovada e a cada ano novidades e melhorias na organização foram aparecendo, o foco foi mudado sendo direcionado para a prática do esporte e ainda como forma de ajudar o planeta pedalando, mas sempre com a organização do grupo “Bebos Ciclistas” .

DSCF5501

A movimentação dos participantes começou por volta das 7 horas da manhã em frente ao Dany Lazer Center, e depois de tudo organizado e pronto deu-se início ao passeio por volta das 10h40min, entre os participantes Celso Coelho da Casa do Sertão e o Prefeito Municipal José Almir. Antes da saída teve um sorteio de uma bicicleta, o sortudo da vez foi Adão de Lagoa da Cruz, com a inscrição 0051. A Polícia Militar, o serviço de saúde (ambulância) e o Conselho Tutelar também fizeram presença durante todo o percurso.

Por onde passava o PCB chamava a atenção das pessoas, principalmente pelas bicicletas ornamentadas e algumas invenções.

DSCF5575Passando pelo Alto Alegre, o que mais chamou a atenção dos moradores foi a bicicleta de três andares, que além desta localidade, atraia os olhares de quem à via por onde passava. Chegando ao Rosário, bastante movimento de moradores e dos ciclistas. Houve a distribuição de geladinhos e paçocas para garantir a hidratação e ainda dar mais energia aos participantes.

Durante todo o percurso chegavam notícias dos meninos que foram competir no Campeonato Nordeste Brasileiro de Bicicross na cidade de Feira de Santana.

SAM_0927Lagoa da Cruz também é um dos povoados de passagem obrigatória dos ciclistas, lá houve sorteios de CDs, e de um Toca mp3 novo, faturado pelo jovem André, popular Vaca Pintada. Antes de partirem para Ouricurí chegou a notícia de que três barroquenses tinham subido ao pódio em Feira de Santana.

E assim com muita felicidade segui-se com destino à próxima parada.

DSCF5631O Ouricurí, sem dúvidas é o povoado do passeio, foi para lá que em 2001 os amigos Sidnei, Rubenilson, Tochão, Tarcísio e Dandinho, foram passear de bicicleta. No Ouricuri a parada é obrigatória. Nessa parada foram distribuídos os lanches, e sorteado um aparelho de DVD, e o ganhador foi o garotinho,  Rafael apelidado de Gordinho Paga Pau, com a inscrição 0059, ele é do ESC, e foi ao passeio sob a autorização do seu Pai. Depois de lanchar e descansar os ciclistas retomaram suas “magrelas” (Bicicletas) e partiram para Barrocas.

SAM_1049A chegada à cidade foi muito bonita, pois em Santa Rosa os ciclistas do passeio receberam os meninos que estavam competindo em Feira de Santana os garotos do Bicicross trazendo troféus. No clima de alegria seguiram pela a Av. ACM até o centro da Cidade.

Crianças, jovens, mulheres e veteranos de pedaladas entraram na cidade sob olhares de centenas de pessoas.

SAM_1076Lá no palco estava previsto para que logo após os agradecimentos houvesse a festa de comemoração dos 10 anos de Passeio e da vitória dos meninos em Feia de Santana, porém o bingo que deveria acontecer antes atrasou, e consequentemente a festa foi adiada para depois do bingo. O prefeito Almir esteve presente e pedalou durante todo o percurso, mostrando-se que é um homem público e que apoia os eventos de cultura e esporte.

SAM_1075Por fim, foi sorteada a última bicicleta e o sortudo foi Rafael, popular “Curva Quadrada” com a inscrição 0115.

É importante destacar a participação feminina no Passeio, uma das maiores dos últimos anos, sob a liderança de Zan da Comercial Lopes.

No rápido falatório Roque, um dos ciclistas mais velhos a participar e do passeio, falou com muito emoção e simplicidade, “eu já participo de nove anos e vou continuar, DSCF5656esse passeio é muito bom, é muito organizado por isso eu gosto muito, e quero agradecer a meu amigo Rubenilson por tudo”. Segundo a falar e único dos organizadores, devido a falta de tempo, Rubenilson agradeceu a cada um dos participantes, principalmente àqueles que vêm de outras cidades e dos povoados e ainda assim pedalam até o fim, o Coordenador disse que o evento só acontece graças às diversas pessoas que compõem o grupo, ao apoio do comércio local e ao Prefeito Municipal. Rubenilson falou da alegria de ter no palco os oito meninos do ESC que foram a Feira de Santana competir, três deles conseguiram troféus, mas segundo ele todos são campeões, lembrou do empenho de Danilo que largou tudo e foi acompanhar os meninos nessa viagem vitoriosa. Para finalizar agradeceu ao prefeito pelo apoio ao esporte e passou a palavra para o gestor.

SAM_1065Almir saudou o público, elogiou os organizadores do passeio e disse estar muito feliz tanto pelo sucesso do passeio como pela conquista dos barroquense na cidade de Feira, principalmente por terem competido com pilotos de diversos estados brasileiros e terem mesmo assim representado Barrocas muito bem. O prefeito finalizou saudando todos os ciclistas e elogiando o trabalho de Rubenilson na liderança do 10º Passeio Ciclístico de Barrocas.

Outras Imagens:

DSCF5523Saída com destino aos povoados.

SAM_0867Trecho entre Tanque do Cachorro e Lagoa da Cruz

DSCF5596Ciclistas das cidades circunvizinhas.

SAM_1084Organizadores do Passeio junto com o Prefeito Municipal.

Com cobertura, foto e texto de Antonio Zacarias.

Mais fotos aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário