Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

A greve dos professores da rede estadual e a falta de atuação da sociedade.


O ano letivo iniciou-se, porém nas escolas da rede estadual as aulas foram interrompidas por tempo indeterminado, motivo, professores em greve. Finalmente ou por que isso? Muitos dos que deveriam se envolver nessa situação ignoram, outros são contra e quase ninguém apóia ou se mostra a favor, a não ser os mesmos grevistas.
 Esmiuçando apenas nossa cidade podemos perceber quão grande são as conseqüências da falta de aula, praticamente 100% dos alunos do Ensino Médio estão sem aula, já estamos na segunda metade do mês de abril e no discurso de um aluno do 1º Ano pode-se notar, disse: “Já estaríamos na semana de provas e isso atrapalha os estudos, não estou aprendendo nada assim.” E o que parece é que a situação continuará como está. Nossa educação não é uma das melhores e ainda sem aulas. Então, os professores estão errados em estar em greve?
Obviamente não, estão lutando por melhorias e remunerações mais justas (um direito), há professores que trabalham mais de 40 horas semanais e não recebem dois mil reais, e vereadores que praticamente trabalham um dia na semana recebem mais de três mil, sem citar os deputados e senadores pelo Brasil a fora. Mas e os alunos vão ficar sendo prejudicados? Na verdade todos estão sendo, porém a solução não é inibir a greve, ou ficar de braços cruzados, e sim, entrar na luta e por fim, que sejam atendidas as exigências dos profissionais.
No entanto, o que é mais esdrúxulo é que não se vê uma ação conjunta de pais e alunos para que a situação possa se reverter ou que a pressão perante a administração estadual se intensifique e o problema seja resolvido, ou ainda, que não se ver os representantes representando, onde está o poder legislativo nesse momento? Uma coisa boa nisso tudo, felizmente nas gestões atuais os profissionais têm o direito de protestar, ao contrário de outras outrora, e mesmo assim nada se vê.
Paciência quando for querer uma educação melhor, paciência quando for querer uma política sem corrupção, paciência! O erro parte de dentro da sociedade de não se unir e lutar por direitos, de cruzar os braços, ou de simplesmente não apoiar quando um grupo tentar fazer a diferença, como neste caso.
O que quem está no poder quer é que os subordinados não se revoltem com as suas ações ou a falta delas, então a população em si está cumprindo esse quesito exatamente como eles desejam. O que se deve fazer é além de apoiar e entrar na lutar dos professores é cobrar por algo ainda mais de direito a qualidade, certamente se alcançado o que os professores pedem gradualmente se alcançará a qualidade, na educação e por que não na vida, é o que se espera. Fica a dica, fica o desabafo e o desejo por uma sociedade mais atuante.

Antonio Zacarias Batista de Olveira
Graduando em Economia – UEFS
(ex- aluno do CEPPC)

1 comentário:

  1. É incrível como as profissôes mais importantes do nosso País,são as menos valorizadas, a importância do professor na sala de aula deveria ser uma extensão da nossa casa, claro sem esquecer que a educação de boas maneiras como um bom dia,um por favor, começa em casa.politicos vamos acordar e colocar em prática as promessas da campanha....

    ResponderEliminar