![]() |
Projeto prevê mais de 4.500 km de trilhos, com possível investimento superior a US$ 10 bilhões - Foto Reprodução Exame |
O Brasil e a China assinaram na segunda-feira dia 7 um memorando de entendimento para a construção de uma megaferrovia ligando o porto de Ilhéus, no sul da Bahia, ao litoral do Peru. Com cerca de 4.500 km de extensão, o traçado deverá atravessar sete estados brasileiros, incluindo regiões do Centro-Oeste e da Amazônia, até chegar ao Acre e seguir pelos Andes até o Oceano Pacífico.
A iniciativa visa reduzir o tempo de transporte das commodities brasileiras para a Ásia, diminuindo a dependência do Canal do Panamá. A nova rota pode encurtar em até 12 dias a viagem entre o Brasil e o mercado asiático, especialmente a China, maior parceira comercial do país.
O acordo foi firmado entre a Infra S.A., estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, e o Instituto de Planejamento da China Railway. Os estudos de viabilidade devem durar até cinco anos. Segundo a Exame, embora o custo final ainda não tenha sido confirmado, estimativas iniciais apontam para investimentos superiores a US$ 10 bilhões.
@ Nossa Voz - Da Redação
Sem comentários:
Enviar um comentário