Páginas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Diante dos últimos acontecimentos, Caatinga poderá ter Base de Apoio em Barrocas.

Foto: O Dia News
Quando se fala em violência, logo se imagina que a solução é a repressão, é colocar a polícia na rua e pronto. Esse talvez seja o primeiro equivoco em se tratando de ações que busquem acabar, se é que isso é possível, com a violência.

Sobre violência, precisamos entender que uma cidade que cresce e se desenvolve, e vira destaque na sua região, vai ser mais observada, tanto por pessoas com boas intenções, com interesses comerciais, como por quem quer aplicar golpes e mesmo por infratores, mas há de se reconhecer que a violência não é apenas uma coisa externa, que vem exclusivamente de fora. 


As cidades vão crescendo e se não há emprego, geração e distribuição de renda, investimento nas áreas específicas, buscando dar uma opção aos nossos jovens, não só de lazer, cultura ou esporte, mas de perspectivas de trabalho, de que ele possa ter uma vida melhor no futuro, o crescimento de cidades sem essas preocupações vai acabar ocasionando num aumento da violência, também puxado pelo abuso de álcool e uso de drogas. 

Agora, claro que se a cidade estiver desprotegida, se não há o zelo pelo seu território, se não há vigilância, se não se tem justiça e prevalece a impunidade, isso vai se perpetuando e teremos um assustador crescimento no número furtos, roubos, assaltos e arrombamentos, violência seja de origem externa ou interna.

A polícia precisa estar na rua não apenas porque teve um assalto, um roubo ou um arrombamento, a vigilância tem que ocorrer sempre, mesmo nos tempo de calmaria, veja o exemplo, atualmente estamos vivendo um clima de tensão, mesmo estando recebendo constantemente as visitas de Caatinga e da CETO, ambas as companhias especiais.

Sempre é positivo ter a polícia na rua, mas que não seja depois de um crime ocorrido, que ele esteja de forma ostensiva e não apenas repressiva. Nos últimos dias, a população vem cobrando a presença da polícia, mas tem reclamando do trabalho realizado, pois para algumas pessoas a polícia virá há cidade apenas para “atirar num assaltante de arma em punho na Praça”. Não é bem assim polícia vem implantar a ordem, cobrar o cumprimento de leis, dentre estas as de trânsito, apreender veículos, diga-se de passagem, é com eles que os assaltantes chegam agem e fogem, como ocorreu no último ato.

A possível vinda de uma base de apoio da Companhia Especial, conhecida como Caatinga é algo positivo que vai com toda certeza deixar a cidade mais bem guardada, agora a população precisa entender que também será cobrada, é bom que se diga que outras ações terão que ocorrer que os crimes praticados sejam investigados e que quando o povo chame a Polícia seja atendido, para isso antes da vinda da Base de Apoio da Caatinga, que a viatura da cidade retorne.
Por Rubenilson Nogueira
Informações: O Dia News

Sem comentários:

Enviar um comentário