Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Barrocas: Diretores do JNV Participaram do 3º Sarau da Imprensa na ABI

Fotografo e Professor Paulo Munhoz fala sobre Manipulação e Tratamento na Fotografia
O Diretor Geral do Jornal A Nossa Voz Rubenilson Nogueira e o Diretor de Redação Victor Santos participaram na noite da quinta-feira (14), do Sarau da Imprensa realizado na sede da ABI - Associação Baiana de Imprensa no Centro Histórico de Salvador.

O Sarau da Imprensa contou com as presenças dos fotógrafos Manu Dias, Marcelo Reis e Paulo Munhoz que opinaram e debateram sobre o tema; “Fotografia, Novas Tecnologias e Futuro”. 

Para o jornalista Ernesto Marques, idealizador do projeto, a tecnologia trouxe recursos que, até bem pouco tempo, nem todo profissional de imagem alcançava. Ferramentas de captação e edição de imagens, antes vistas apenas em estúdios, agora cabem num smartphone. Segundo o jornalista, existe um aspecto valioso nisso. “Os trabalhadores da comunicação passam a ter à mão, condições objetivas para empreender. Segmentos até ontem sem condições de fazer a sua própria comunicação, agora produzem notícia e ficção em suportes diversificados”, avaliou.

Ainda segundo Ernesto Marques, se essa mesma tecnologia coloca os profissionais da área diante de incríveis possibilidades técnicas e estéticas, por outro, faz surgir dilemas éticos sérios. “As possibilidades de manipulação permitem a criação de falsas verdades, mas o uso desses recursos também suscita dilemas sobre direitos autorais e relações de trabalho, sobretudo nas redações". 


O show de encerramento contou com o cantor, poeta e cordelista Maviael Melo.

"Nossa busca por conhecimento, não para, aprender sempre!" escreveu o Diretor Rubenilson Nogueira em seu perfil no Facebook.

@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário