Páginas

domingo, 26 de junho de 2016

Barrocas: Tradicionais Rapas atraíram grande público para os Povoados do Rosário, Ouricuri e Minação.

Fotos Reprodução Facebook
A cada ano os festejos juninos de Barrocas ganha destaque na Região, os eventos começam com a Novena do Padroeiro São João Batista no dia 14, durante 9 dias após às missas os fiéis festejam na quermesse onde no palco, tem forró pé de serra, e nas barraquinhas, encontra-se comidas típicas. Após o novenário os festejos seguem com eventos na sede (23) e nos povoados chegando até o São Pedro.

Neste ano apesar da redução do investimento por parte da Prefeitura Municipal, que alegou perda de receita para a não contratação de atrações com maior destaque, os festejos aconteceram e principalmente em ralação aos Rapas, o público compareceu. Na sede, muitas famílias preferiram festejaram em volta da fogueira, algumas promoveram arraias envolvendo toda a rua. 

Nos Povoados os Rapas a cada ano atraem mais pessoas, antes apenas os moradores participavam da festa que começa cedo, logo pela manhã os foliões vão passando de casa em casa 'raspando' o que restou da fogueira do dia 23 e 24, daí o nome Rapa, mas atualmente pessoas vindas das diversas cidades da região e até da capital participam das festas que acontecem no dia 24, simultaneamente nos Povoados de Rosário e Ouricuri e no dia 25 exclusivamente no Povoado de Minação, das três, a mais antiga e que atrai maior público.

Os eventos contam com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, mas acontecem graças ao empenho dos moradores que se desdobram na organização e no dia, participam não só da organização, mas também saem as ruas ao atrás da carroça com som mecânico, como no caso do Ouricuri e Minação, ou do carro alegórico com som, como acontece em Rosário.

Nos três povoados os Rapas encerram com shows na Praça, Bandas e grupos musicais se apresentam e mesmo depois de um dia todo de correria e animação, regadas a muito licor, os participantes ainda caem no forró que num tem hora pra acabar.

@ Nossa Voz Da Redação - Fotos: Reprodução Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário