Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Católicos participam da Via Sacra em Barrocas.


Na última quarta-feira (quarta-feira de cinzas) começou para os Católicos a Quaresma e foi lançada a Campanha da Fraternidade que neste ano tem o tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e como lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Cf.Eclo 38,8).
A cada ano a igreja no Brasil promove, desde 1964, a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade dos fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto envolvendo todo o Brasil, na busca de uma solução para o mesmo.
Nesta sexta-feira (24), os católicos iniciaram a Via Sacra, que percorreu as principais ruas da cidade e finalizou na igreja Matriz de Barrocas.
Saiba mais: Via Crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.
Por “Via Sacra” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; compreende quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:

1. Estação: Jesus é condenado à morte
2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas
3. Estação: Jesus cai pela primeira vez
4. Estação: Jesus encontra a sua Mãe
5. Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
6. Estação: A Verônica limpa o rosto de Jesus
7. Estação: Jesus cai pela segunda vez
8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
9. Estação: Terceira queda de Jesus
10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes
11. Estação: Jesus é pregado na cruz
12. Estação: Jesus morre na cruz
13. Estação: Jesus morto nos braços de sua Mãe
14. Estação: Jesus é enterrado

Existem diversas meditações de autores espirituais sobre a via crucis ou via sacra, dentre elas as que foram utilizadas em Roma, durante os últimos anos foram: Via Cucis com a Mãe, 2006; Via Crucis do card. Ratzinger, 2005; Via Crucis de João Paulo II, 2004; Via Crucis de João Paulo II, 2000; Via Crucis de Karol Wojtyla, 1976 e ainda são conhecidas as Via Crucis de São Josemaría Escrivá e a Via Cucis de Ernestina Champourcin, 1952.
Quando associado à Via Crucis, Jesus é especialmente venerado sob o nome de Nosso Senhor dos Passos.

Em Barrocas a Via Sacra contou com cerca de 200 pessoas; na próxima sexta os católicos novamente participaram da Via Sacra que deve acontecer até a Sexta-Feira da Paixão.
Com informações da Wikipédia e Livreto da Campanha da Fraternidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário