Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Roubo de ovelhas é registrado em propriedade rural na divisa entre Barrocas e Coité

Trabalhador denuncia roubo de ovelhas em fazenda na região do Ichu, em Barrocas - Foto Reprodução
Morador da zona rural do município de Barrocas lamenta a sequência de furtos de ovelhas registrados na Fazenda Laranja, localizada na região do Ichu, área de divisa com o município de Conceição do Coité. Segundo as informações, o caso mais recente aconteceu na quarta-feira (24), quando duas ovelhas foram furtadas da propriedade. 

De acordo com o trabalhador que entrou em contato com o JNV, quatro ovelhas foram furtadas nos últimos 15 dias. As informações apontam que duas ovelhas foram levadas há cerca de duas semanas e outras duas desapareceram entre a noite da terça-feira e a madrugada da quarta, mesmo as criações estando presas no curral da fazenda.

O homem, que preferiu não ter o nome citado, relatou a situação e demonstrou preocupação com a frequência dos furtos. “Aqui na Fazenda Laranja, no esgoto, roubaram duas ovelhas tem 15 dias, e de ontem pra hoje roubaram mais duas. Estão roubando no curral, aí não tem quem aguente. Vamos ver o que faz com esses ladrões que vêm roubando ovelhas direto”, disse.

Diante dos relatos, moradores cobram atenção das forças de segurança para combater os furtos de animais na zona rural do município. Porém, é preciso que as vítimas procurem a polícia e façam o registro da ocorrência, para então as autoridades iniciarem as investigações a fim de prender os criminosos.
 
@ Nossa Voz - Da Redação 

Pregões de serviços administrativos e de saúde da Prefeitura de Barrocas são alvo de medida cautelar do TCM

TCM suspende dois pregões eletrônicos da Prefeitura de Barrocas por meio de medida cautelar
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou, por meio de medidas cautelares, a suspensão de dois pregões eletrônicos realizados pela Prefeitura Municipal de Barrocas, após análise de denúncias que apontam supostas irregularidades nos procedimentos licitatórios. As decisões envolvem os pregões eletrônicos nº 037/2025 e 039/2025, ambos publicados no Diário Oficial do Município em 23 de outubro de 2025.

O pregão eletrônico nº 037/2025 tem como objeto o registro de preços para futura e eventual contratação de empresa especializada em prestação de serviços de apoio administrativo e operacional. Já o pregão eletrônico nº 039/2025 trata da contratação de empresa especializada na prestação de serviços em saúde, voltados ao gerenciamento e à operacionalização de profissionais da área. As denúncias deram origem aos processos nº 30.941E25 e 30.944E25, respectivamente.

De acordo com a movimentação processual disponível no sistema do TCM, ambos os processos receberam decisão de medida cautelar em 23 de dezembro de 2025, encontrando-se atualmente em tramitação no Gabinete da Presidência do órgão. O denunciado nos dois casos é o prefeito José Almir Araújo Queiroz, juntamente com a pregoeira do município, tendo como entidade responsável a Prefeitura Municipal de Barrocas.

A medida cautelar, neste caso, tem caráter preventivo e provisório, sendo adotada para suspender temporariamente os pregões até que o Tribunal conclua a análise técnica das denúncias. O objetivo é evitar possíveis prejuízos à administração pública e assegurar que eventuais ajustes ou correções sejam feitos antes da continuidade dos processos licitatórios. O mérito das denúncias ainda será apreciado pelo TCM, não havendo, até o momento, decisão definitiva sobre o caso.

@ Nossa Voz - Da Redação

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Encerrando 2025: Rubenilson Nogueira entrevista Prefeito Almir de Maciel no último programa do ano

Imagem Divulgação
Nesta quarta-feira, 24 de dezembro, no último programa do ano, Rubenilson Nogueira recebe, no Estúdio 1 do Grupo de Comunicação A Nossa Voz, o prefeito José Almir, conhecido como Almir de Maciel (PT), para uma entrevista especial. No bate-papo, o gestor fará uma avaliação do seu retorno ao Executivo municipal, após dois mandatos anteriores, completando em 2025 o primeiro ano do terceiro mandato, com 12 meses à frente da Prefeitura de Barrocas.

O programa começa ao meio-dia, com a entrevista prevista para as 13h30, marcando também a última edição de 2025 do programa apresentado por Rubenilson Nogueira, que retorna à grade no dia 5 de janeiro. A Rádio A Nossa Voz, tornou-se referência na comunicação local, sendo atualmente a rádio web mais ouvida da Bahia pelo aplicativo Rádios Net, consolidando-se como o programa que dá voz à população.

Grupo @ Nossa Voz 

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Pão com veneno mata animal e gera alerta em povoado de Barrocas

Morador denuncia envenenamento de animais em Nova Brasília, zona rural de Barrocas 
Um morador do povoado de Nova Brasília, localizado a cerca de 10 quilômetros da sede do município de Barrocas, denunciou um caso de envenenamento de animais registrado na comunidade. Segundo o relato, um dos cães morreu após consumir alimento envenenado jogado no local, enquanto em outra residência foi encontrada uma sacola com pão contendo comprimidos de veneno antes que outro animal tivesse acesso.

De acordo com o morador, a situação tem causado revolta e preocupação entre os moradores do povoado, especialmente pelo risco que esse tipo de prática representa. O alimento envenenado, deixado de forma deliberada, pode ser facilmente encontrado por outros animais e até por pessoas, incluindo crianças.

Em contato com o Jornal A Nossa Voz, o morador desabafou: “Jogaram um pão envenenado para minha cachorra. Colocaram um pão com quatro comprimidos dentro. Tem gente do coração de pedra, ousando matar os animais. Meu desabafo é para a galera tomar cuidado com os animais de estimação e não soltar na rua. Estão jogando veneno para matar os bichinhos aqui em Nova Brasília”.

O caso chama atenção para a gravidade do ato, que configura crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Além do dano aos animais, a prática representa risco à saúde pública e precisa ser investigada pelas autoridades. A orientação é que situações semelhantes sejam denunciadas para que as providências cabíveis sejam adotadas.

@ Nossa Voz - Da Redação

PBR da Lagoa da Cruz perde por 1X0 para Jovens Talentos e fica com o vice no Sub-17 do Descansador

Projeto Bola na Rede é vice-campeão do Sub-17 da Fazenda Descansador, em Coité - Foto Reprodução
O Projeto Bola na Rede (PBR), do povoado de Lagoa da Cruz, representou Barrocas no 4º Campeonato Sub-17 da Fazenda Descansador, que teve a final disputada no domingo, dia 21 de dezembro, em Conceição do Coité. Após garantir vaga na decisão nas cobranças de pênaltis, a equipe barroquense acabou derrotada por 1X0 na grande final, sendo vice campeã do certame. 

Na final, o Bola na Rede enfrentou a equipe Jovens Talentos, em uma partida equilibrada. O adversário abriu o placar ainda no primeiro tempo e conseguiu segurar o resultado até o apito final, vencendo e ficando com o título. Apesar da derrota, o desempenho do time de Lagoa da Cruz foi destacado pelo professor Clebson Bambino.

Preparador de goleiro da Seleção Barroquense e coordenador do projeto, Clebson parabenizou a equipe pelo esforço e avaliou a decisão. “Infelizmente  a gente não conseguiu nosso êxito que era ganhar o jogo e se consagrar campeão (...). A gente guerreou até o final, tomamos um a zero ainda no primeiro tempo, lutamos, lutamos, mas enfim, não conseguimos igualar o placar”, afirmou, destacando também a qualidade do campeonato disputado pelo grupo.

Mesmo com o vice-campeonato, o coordenador ressaltou o aprendizado e projetou o futuro. “Serve de aprendizado pra gente pra chegar no próximo mais forte e quem sabe conseguir o título”, disse. Bambino também agradeceu o apoio recebido durante a competição, citando o secretário de Esporte, Marcelo, “que desde o primeiro dia vem sempre nos ajudando com o seu apoio”.

@ Nossa Voz Esportes - Por Rubenilson Nogueira

Barrocas: Vitória vence Bahia por 2 a 1 no Ba-Vi de Nova Brasília e comemora segundo triunfo seguido

Ba-Vi de Nova Brasília termina com vitória do Vitória e muita resenha entre amigos - Foto Reprodução
Os clássicos Ba-Vi voltam a movimentar o futebol amador de Barrocas durante os jogos tradicionais de fim de ano. No domingo, dia 21 de dezembro, pela manhã, torcedores de Bahia e Vitória se reuniram no povoado de Nova Brasília, na zona rural do município, para mais um encontro marcado pela rivalidade, descontração e muita resenha entre amigos.

Segundo informações repassadas pelo morador Gel Motos, conhecido torcedor do Vitória, a partida foi bastante movimentada no primeiro tempo. O Vitória abriu vantagem com dois gols marcados por Nadson, ainda na etapa inicial, enquanto o Bahia conseguiu diminuir também no primeiro tempo com gol de Eli. Na segunda etapa, apesar do jogo seguir disputado, não houve novos gols.
Time do Bahia amargou a segunda derrota - Foto Reprodução
Com isso, o placar final foi construído ainda no primeiro tempo, com vitória do Vitória por 2 a 1. O resultado marcou o segundo ano consecutivo de triunfo rubro-negro no clássico realizado em Nova Brasília, reforçando a tradição dos encontros esportivos de fim de ano nas comunidades do município.

Ao comentar o jogo, Gel Motos resumiu o clima da partida e aproveitou para provocar o rival: “Jogo muito bom, pegado. Segundo ano que o Vitória ganha, que bate no Bahia”, disse o morador, celebrando a vitória ao lado dos amigos após o apito final.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Dupla de Barrocas divide título em bolão de vaquejada no Parque Novo Horizonte

Bolão de vaquejada reúne cerca de 60 duplas e termina com campeões divididos em Barrocas
Um bolão de vaquejada movimentou Barrocas no último domingo (21), no Parque Novo Horizonte, de Van de Fidelis, reunindo vaqueiros do município e também visitantes de outras cidades da região. A disputa teve início por volta das 10h e seguiu até aproximadamente 17h, com grande participação do público e clima de confraternização entre os amantes da vaquejada.

A competição contou com cerca de 60 duplas e terminou com o título dividido entre duas finalistas. Uma das duplas campeãs foi a barroquense, formada por Nelsinho e Thaison. A outra dupla vencedora veio de Conceição do Coité, composta por Cheiro e Diogo. As duas duplas receberam troféus e a premiação prevista no bolão.

Em contato com a Rádio A Nossa Voz, Nelsinho comemorou o resultado e destacou o nível da disputa. “Fomos campeões ontem em Van, eu, Thaison e uma dupla de Coité”, disse. Ele acrescentou ainda: “Foi um prazer ganhar em casa o primeiro lugar”, celebrando o desempenho da dupla barroquense na competição realizada no município.

Nelsinho também fez questão de agradecer a Júnior Trabuco, que emprestou o cavalo utilizado na disputa, e ressaltou a importância do evento realizado no Parque Novo Horizonte, pertencente ao conhecido Van de Fidelis, reforçando o papel da vaquejada como tradição cultural e esportiva em Barrocas.

@ Nossa Voz - Da Redação

Barrocas: Bahia vence Vitória por 3 a 2 no tradicional Ba-Vi dos amigos em Santa Rosa

Clássico entre amigos movimenta Santa Rosa e Bahia leva a melhor no Ba-Vi
Já é tradição no município de Barrocas a realização de clássicos de final de ano entre amigos, e no último domingo foi a vez do bairro de Santa Rosa sediar mais uma edição do Ba-Vi dos amigos. Em clima de descontração e resenha, torcedores de Bahia e Vitória se enfrentaram em um jogo animado, que terminou com vitória do Bahia por 3 a 2.

A partida reuniu moradores da comunidade e manteve viva uma tradição que se repete na sede, nos bairros e também na zona rural do município. Em Santa Rosa, o Bahia começou melhor, abriu o placar e, apesar da reação do Vitória ao longo do jogo, conseguiu sustentar a vantagem até o apito final, após os 90 minutos de bola rolando.

Os gols do Bahia foram marcados por Renan, que balançou as redes duas vezes, e Ivan Chocolate, que completou o placar para os tricolores. Pelo lado rubro-negro, os gols foram anotados por Lise e Tinho, mantendo o equilíbrio e a emoção da partida até os minutos finais.

O jogo foi destacado pelo presidente da Câmara Municipal de Barrocas, Vereador Evandro Mota, que ressaltou o caráter amistoso do encontro e a importância do futebol como momento de lazer e confraternização. Segundo ele, o Ba-Vi em Santa Rosa é especial por reunir amigos, fortalecer os laços da comunidade e incentivar a prática esportiva no bairro, mantendo viva uma tradição que marca o fim de ano em Barrocas.

@ Nossa Voz -  Esportes

QUADRO PROFISSÕES com a técnica em óptica, Rose Fonseca

Quadro Profissões
Técnica em óptica e empresária, Rosângela da Fonseca Santana, a Rose, construiu sua história em Barrocas a partir de uma trajetória marcada por esforço e persistência. Nascida no município, filha de família originária de Tucano, ela cresceu em Barrocas, onde estudou, caminhou até a escola e buscou na educação uma forma de mudar a realidade familiar. Passou pela pedagogia, pela área de segurança do trabalho e, enquanto estudava, nunca deixou de trabalhar e empreender, conciliando vendas na ótica com atividades extras para complementar a renda. O início do negócio próprio foi simples e desafiador, com estrutura básica e muito sacrifício, mas sustentado pela dedicação diária e pela crença de que o trabalho poderia gerar estabilidade.

Técnica em óptica e empresária, Rose Fonseca
Com o crescimento da empresa e a abertura de uma filial, Rose se dedicou integralmente à profissão que escolheu e pela qual nutre verdadeiro apreço. Ao mesmo tempo, viveu uma transformação pessoal profunda com a maternidade. O nascimento de Maria Helena trouxe um novo equilíbrio à sua rotina, dividindo espaço entre a paixão pelo trabalho o amor e o cuidado com a filha. “Hoje eu tento equilibrar, porque antes eu vivia o trabalho 24 horas”, resume, ao falar de uma fase em que se sente realizada tanto como profissional quanto como mãe, agradecida pelas conquistas e pelo caminho construído com perseverança.

@ Nossa Voz - Por Niely Queiroz / Colaborou Rubenilson Nogueira

sábado, 20 de dezembro de 2025

Polícia Civil alerta para golpes do “falso advogado” em Barrocas

O JNV apurou que um trabalhador chegou a transferir 10mil reais para os golpistas - Foto Ilustrativa
Cresce em Barrocas o número de golpes praticados por criminosos que se passam por advogados, entrando em contato com moradores por meio de ligações telefônicas ou mensagens. Os golpistas afirmam que a vítima teria vencido uma causa judicial e exigem o pagamento imediato de uma quantia em dinheiro para a liberação do suposto valor.

Casos recentes no município chamam atenção pelos altos valores solicitados, com tentativas de depósitos e transferências via PIX que chegaram a R$ 10 mil. Em algumas situações, vítimas chegaram a ir até agências bancárias para tentar realizar as operações, sendo alertadas a tempo ou desistindo após desconfiança.

Diante da recorrência do crime, a Polícia Civil de Barrocas reforçou o alerta à população. A orientação partiu do delegado Edemir Luchine Jr., que solicitou ao investigador de Polícia Civil conhecido como Pesadelo que ampliasse a conscientização sobre o golpe, que tem se repetido no município.

Em contato com o Jornal A Nossa Voz, o investigador pediu que a população não realize nenhum tipo de depósito ou transferência ao receber esse tipo de ligação. A recomendação é procurar imediatamente o advogado de confiança ou buscar as autoridades policiais para verificar a veracidade das informações antes de qualquer decisão.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos costumam obter dados das vítimas por meio de processos judiciais disponíveis em plataformas públicas, o que dá aparência de veracidade à abordagem. Quem tiver sido vítima ou alvo de tentativa de golpe deve registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Barrocas para que o caso seja investigado.

Disque-denúncia: 181 A identidade do denunciante é preservada.

@ Nossa Voz - Da Redação

Motorista derruba poste de iluminação pública em Barrocas e acaba conduzido pela Polícia Militar

Acidente aconteceu no trecho duplicado na saída da cidade, sentido Alambique - Imagens Reprodução
Um poste de iluminação pública, da duplicação nas saída da cidade, sentido ao Bairro de Alambique, foi derrubado na noite desta sexta-feira (19), no município de Barrocas, após um motorista perder o controle da direção e subir o meio-fio.

De acordo com a Polícia Militar, durante rondas ostensivas no centro da cidade, a guarnição constatou o poste caído, obstruindo parcialmente a via. Conforme informações colhidas no local, o dano teria sido provocado por um veículo cujo condutor perdeu o controle da direção.

Ainda segundo a polícia, o motorista foi localizado e abordado metros adiante, apresentando sinais visíveis de embriaguez. O indivíduo foi conduzido ao hospital municipal, onde, conforme a PM, foi confirmada a alcoolemia.

O veículo foi apreendido e, juntamente com o autor, um homem de 47 anos, encaminhado à Delegacia de Serrinha para adoção das medidas legais cabíveis. A ocorrência foi registrada como condução por embriaguez ao volante, conforme informou a ASCOM do 16º BPM.

Fonte: ASCOM do 16º BPM

Com neve artificial e Papai Noel, noite de entrega da ornamentação natalina em Barrocas encanta o público

Foto registrada na sexta-feira dia 19 - Rubenilson Nogueira
A Prefeitura Municipal de Barrocas entregou, na noite da quinta-feira, 18 de dezembro, a ornamentação natalina da Praça da Matriz, em um evento que foi além do simples acendimento das luzes. A entrega ocorreu em grande estilo e reuniu famílias, crianças e moradores para acompanhar um momento que marcou o início oficial do clima natalino no município.
Prefeito José Almir, vice Prefeito Eclécio chegaram com o Papai Noel - Foto Reprodução Redes Sociais
A programação contou com a chegada do Papai Noel, efeito de neve artificial — que encantou especialmente o público infantil —, presença do prefeito José Almir e do vice-prefeito José Eclécio, além do acendimento das luzes e queima de fogos, criando um cenário de emoção e celebração que tomou conta da praça.


A ornamentação trouxe diversos espaços temáticos, como a Casa do Papai Noel, com enredo inspirado no Polo Norte, o trenó com renas preparado para fotos, urso gigante, uma árvore de Natal de grande porte, apontada por moradores como uma das mais bonitas da região, além do coreto, que ganhou um gorro gigante do Papai Noel, e um portal de entrada que também chamou atenção pela imponência.

Ornamentação vem sendo bastante elogiada pela criatividade, qualidade e beleza
Cercada inicialmente por questionamentos devido à demora no início dos trabalhos e à divulgação do valor do contrato, a ornamentação acabou recebendo muitos elogios após a entrega completa. Mesmo apresentada a poucos dias do Natal, a decoração se destacou pela beleza, organização e impacto visual, sendo apontada por parte da população como a mais bonita ornamentação natalina já realizada em Barrocas.

@ Nossa Voz - Da Redação

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Chicão de Louro distribui cestas básicas e kits natalinos a trabalhadores da reciclagem em Barrocas

Empresário realiza ação solidária no aterro sanitário pelo quinto ano consecutivo. Ele faz questão de não expor as pessoas atendidas
O empresário Francisco, conhecido como Chicão de Louro, presidente da Liga Esportiva de Barrocas, realizou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, pelo quinto ano consecutivo, uma ação solidária voltada para trabalhadores do aterro sanitário do município, conhecido como Lixão. A iniciativa beneficiou famílias e trabalhadores da reciclagem, com a distribuição de cestas básicas e kits natalinos, contendo itens como panetone e champanhe.

A ação foi realizada por Chicão de Louro ao lado do filho Miguel e dos amigos Arilson e Alan, reforçando um gesto que, segundo ele, é movido pela fé, pelo compromisso social e pela preocupação com quem vive uma realidade de trabalho delicado.

"Deus me deu a oportunidade de estar fazendo essa doação dessa cesta básica. Que é um povo que trabalha numa frente de serviço muito delicado. Sempre eu estou pedindo a Deus por mais um ano, que Deus me dê a oportunidade de estar ajudando as pessoas”, afirmou Chicão durante participação na Rádio A Nossa Voz.

Ainda na entrevista, o empresário destacou o incentivo dado ao filho para manter a iniciativa no futuro e fez um apelo. “É incentivando o meu filho para quando eu não puder fazer essa doação, ele está junto para fazer. […] Peço à população de Barroca, aqueles que tem mais ou menos condições, que faça uma doação ao povo de Barroca que mais precisa”, completou.

@ Nossa Voz - Da Redação