Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Virada em julgamento mantém mandatos e oposição comemora decisão da Justiça em Barrocas

Líder da Oposição o Vereador Antônio Carlos, criticou o Presidente do PT na Sessão Solene realizada na quarta-feira (17).
A Justiça Eleitoral concluiu, nesta quinta-feira (18/12), o julgamento em segunda instância da ação que apontava suposta fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2024 em Barrocas, decidindo pela improcedência do pedido e mantendo os mandatos dos vereadores eleitos. A decisão encerra um dos momentos de maior tensão política no município desde o pleito, já que a ação poderia resultar na cassação de seis mandatos.

O julgamento teve início no dia anterior e chegou a estar dois votos a um pela procedência da ação, o que aumentou a apreensão entre os parlamentares e apoiadores. No entanto, após pedidos de vista e a retomada da sessão nesta quinta-feira, houve virada no placar, com cinco votos pela improcedência e dois favoráveis à cassação, afastando a alegação de fraude na formação da chapa proporcional.

A ação foi liderada pelo vereador Gerival Moreira, presidente do PT em Barrocas, e poderia atingir principalmente vereadores da oposição, que seriam a maioria dos atingidos pela eventual cassação e consequente declaração de inelegibilidade. Apenas dois dos parlamentares que perderiam o mandato, haviam aderido à base governista. Caso a ação fosse acolhida, até mesmo o presidente da Câmara, Evandro Mota, perderia o mandato, provocando uma reviravolta completa na composição do Legislativo.

Com a confirmação do resultado, fogos de artifício foram registrados no centro da cidade, em comemoração por parte da oposição, que viu a decisão como uma vitória política e institucional. A Câmara Municipal de Barrocas segue com os mesmo 11 vereadores, mantendo a atual correlação de forças e colocando fim, ao menos por agora, a um processo que impactou diretamente o clima político e institucional do município.

@ Nossa Voz - Da Redação

Sem comentários:

Enviar um comentário