Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Jornal @ Nossa Voz , volta á Câmara Municipal depois de meses.


Depois de alguns meses voltamos na quinta-feira (5) a acompanhar uma Sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Barrocas, por lá aconteceram algumas mudanças estruturais, foi instalada porta de vidro, e ar-condicionado, as cadeiras parecem que foram recuperadas e novos quadros com as fotos dos vereadores estão pendurados nas paredes. Os vereadores que tem normalmente apenas quatro encontros por mês, ou seja, um por semana já não terão problemas com o calor.
Quanto à ordem dia, inicialmente foi lida a ata da sessão anterior, na qual o vereador presidente voltou a falar da imprensa, segundo a leitura da ata o edil teria dito que “há jornalista que noticiam apenas notícias ruins”, lamentou que estas pessoas ainda “recebam altos valores para publicar, e só falam mal dos vereadores que não pagam a edição, para ele trata-se de vermes contagiosos e chegou a dizer que o leitor tem que ter cuidado e vergonha e deixar de ler”,
Primeiro o vereador disse que as pessoas recebem para falar mal, depois diz que só falam mal dos vereadores porque não pagam a publicação. Não ficou muito claro, mas até concordamos em parte, acrescentamos que os que recebem para falar bem acabam não criticando, fiscalizando, denunciando só elogiam assim para a população não há nada de positivo em nossa opinião. Por isso preferimos ser independente.
Proficional registra a fala
do Presedente.
O Presidente em exercício Júlio de Tinho, depois da leitura e aprovação da ata passou a palavra, aos demais vereadores, dentre as falas, destaco a do vereador Nitinho que disse aproveitando a presença de Rubenilson (Diretor do Jornal @ Nossa Voz), que queria pedir que a imprensa reconhecesse o trabalho deles (vereadores), pois segundo o mesmo às vezes só houve críticas, ele ainda disse que não se importa, mas tem gente que reclama.

Para esclarecer ao vereador e professor Nitinho, o papel da imprensa é realmente cobrar, criticar, fiscalizar, não é obrigação nem faz parte da pauto de nenhum jornal, situação que se pode observar e ter como exemplo os maiores do país seja os escritos (A Tarde, Folha, Estadão) ou falado (Jornal Nacional, Bocão). Vejam só, quantas vezes a TV Bahia, TV Itapuan, Record veio a Barrocas ou há qualquer cidade próxima para noticiar obras, ou até mesmo um indicação para que uma rua fosse calçada feita por um vereador? Indicar é papel do vereador, cobrar que ele o faça, e ainda fiscalize os recursos, aí é papel da imprensa. É notório que a impressa noticia fatos, critica e mostra algo fora do comum como aconteceu aqui no ano passado onde Band e Record veio a cidade mostrar um chão de uma Lan- House que esquentava, ou mobilizações e protestos como no caso dos produtores do sisal que se uniram e queimaram fardos do produto em frente a um galpão onde a CONAB compra dos produtores. 
Prefeito entrevistado
por repórter da TV Bahia
A TV Bahia veio a cidade cobrir o protesto. Mesmo assim, sem ser nosso dever sabe o nobre vereador que todos os edis e lideranças de diversos partidos sem exceção já participaram do Jornal @ Nossa Voz, sejam em entrevistas, ou mesmo comentando temas e até sendo elogiado quando no entendimento da direção houver motivo para tanto. Só reiteramos que não é obrigação da imprensa fazer isso.
Como foi dito, tem os jornalistas, repórteres, radialista e outros que recebem para falar bem, e por isso só elogiam e não mostram a realidade, sabemos que há profissionais que agem assim na cidade, e estes sim ganham altos valores. Fica uma pergunta todos os repórteres e jornalistas que estavam ontem na sessão foram lá simplesmente porque amam o que fazem? Não vamos ser hipócritas. Mas se eles estão trabalhando não devem receber? Se receber estão errados? Aí já não cabe a nós julgarmos, mas no nosso modo de pensar podem sim receber pelo trabalho, é uma profissão e como profissionais devem cumprir com seu papel, agora não devem omitir as noticias ruins, os erros da gestão, e até possíveis abusos de vereadores e políticos. Essa é nossa opinião, a imprensa tem que ter liberdade, mesmo tendo um contrato para divulgar as ações, mesmo assim a imparcialidade deve prevalecer.
Profissional do site O dianews, registra a fala do vereador Dida.
A própria ata, novamente conforme leitura informa que para as transmissões das sessões retornarem principalmente por solicitação do barroquense Cícero Góis e até por um pedido da filha do presidente que está morando em São Paulo, “o presidente voltou à negociação com o senhor Eraldo”, responsável pelo site que transmite ao vivo as sessões, que por sinal é uma ação importante, que nós mesmos já elogiamos e cobramos quando foram suspensas. A transmissão é uma forma de os barroquenses acompanharam o trabalho dos vereadores e pode decidir os mesmos merecem o voto.
Ainda sobre a imprensa, o vereador Kekeu, comentou a importância da mesma, e citou o exemplo do senador que pode ser cassado, segundo ele por destratar um repórter, chegando a tomar um gravador do mesmo à força.
Podemos avaliar como positiva a nossa volta a seção, lá ficamos sabendo que os vereadores, ou melhor, um vereador começará a investigar o uso de alvará para a imprensa, tipo programas de rádio, blogs, jornais, carros de som, tomara que se cobre de todos pois este é o papel do vereador.
Lá vimos que os vereadores Kekeu e Dida têm aumentado o tom em relação a muitas questões junto ao Prefeito Municipal, ponto positivo, eles não estão apenas dizendo sim, ok. Houve até certa discussão entre Dida e Betão sobre a seleção das famílias que serão beneficiadas com casas populares na Santa Rosa, segundo Dida a agente social responsável disse a ele que as pessoas indicadas por ela não foram acatadas, já Beto afirmou que foi sim e que irá buscar explicação da senhora Dilma.
Dudinha, também fez cobrança em relação à saúde, segundo ele tem médico chegando muito atrasado.
Beto criticou bastante a MFB, pois segundo ele nem as estradas a empresa esta dando manutenção.
Júlio falou da corrupção na política, e citou o exemplo de uma cidade onde segundo ele, vários vereadores foram presos, até o presidente da Câmara, todos por corrupção. O vereador disse que isso não acontece em Barrocas e parabenizou os colegas pelo trabalho desenvolvido. Em relação a saúde, o vereador disse que Barrocas apesar de alguns problemas ainda oferece uma saúde bem melhor de que diversas cidade, falou: “tem muita gente aqui que reclama de barriga cheia”.
A maioria dos vereadores elogiou o trabalho do senhor Joaquim a frente de EMBASA na cidade, que segundo os edis melhorou muito os serviços prestados na cidade graças ao profissional.
Sessão encerrada, locutor Natalício encerrou a transmissão.
As 09:00 a seção foi encerrada, infelizmente o número de pessoas que desfrutaram das melhorias da Casa da Cidadania foi muito pequeno, do povão apenas Pavão e Zé Bigode estiveram presente, sem contar o Guarda Municipal, conhecido como cotô, os “jornalista”, pessoal da imprensa que no final tiveram direito até a um  coffee break fomos convidados , mas não participamos, para podermos continuar livres para criticar, pois como disse Nitinho; “a crítica nos ajuda mais, é uma forma de melhorarmos, eu não acho ruim, apesar de alguns reclamarem”.
Caros vereadores , melhorar o desempenho dos nossos representantes é a nossa intenção.
@ Nossa Voz na Câmara

Sem comentários:

Enviar um comentário